LULA - ENTREGA DO PRÊMIO PRÊMIO FOUR FREEDOMS PARA LULA NA HOLANDA

São Paulo, 11 de maio de 2012

A fundação holandesa Roosevelt Stichting entregará neste sábado (12) o Four Freedoms Awards (em português, “Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012) para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A diretora do Instituto Lula, Clara Ant, receberá o prêmio em nome do ex-presidente, que por recomendações médicas ainda deve evitar viagens ao exterior. Lula gravou um vídeo de agradecimento ao prêmio. Estarão presentes na cerimônia a rainha Beatrix e o primeiro-ministro dos Países Baixos Mark Rutte.

Lula ganhou o prêmio, segundo a fundação, por "ter demonstrado ao longo de toda a sua vida um compromisso com a justiça social e econômica, e por ter contribuído para promover um clima de paz e conciliação entre as nações do mundo"

A Roosevelt Stichting também afirma  que Lula é uma inspiração à comunidade internacional por sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados”.

A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de maio em Middelburg, na Holanda. Além do homenageado principal, pelo conjunto das quatro liberdades, a Roosevelt Stichting concederá outras quatro medalhas:

Liberdade de opinião e expressão: Al Jazeera
Liberdade de culto: arcebispo Bartholomew I
Liberdade das privações: Ela Ramesh Bhatt
Liberdade dos temores: Hussain al-Shahristani

Saiba mais sobre o prêmio no site da Roosevelt Stichting: http://www.fourfreedoms.nl/

Para mais informações
José Chrispiniano
Assessoria de Imprensa
Instituto Lula
imprensa@icidadania.org
00 55 11 2065-7022/9563-0286

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem