Chuva de nomes para prefeito nas eleições municipais de Aracati

Não vai faltar opção nas eleições municipais de Aracati. Ter muitos possíveis candidatos não quer dizer pluralidade na mesma proporção, mas com certeza uma confusão na cabeça do eleitorado aracatiense que certamente só tomará maiores formas quando as candidaturas forem registradas. Enquanto isso não acontece, engenheiro, médico, contador, empresário e já políticos de carreira têm os nomes colocados à baila política. Até o Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, é colocado entre os possíveis candidatos.
O QUE PARECE senso comum é que ninguém quer ter nome fortemente vinculado ao atual prefeito Expedito Ferreira, em segundo e desgastado mandato (sofreu várias ações do Ministério Público, da Justiça e até indiciamentos pela Polícia Federal). Mas a força política e econômica do prefeito Expedito Ferreira ainda é tanta dos vários pré-candidatos, poucos batem de frente com o prefeito.
Vereador licenciado e secretário de Obras afastado, Marcos Monteiro é apontado como um dos prováveis candidatos.
Mas do grupo do prefeito tem outro, Ricardo Sales, que já se esforça para esclarecer que, se for para o pleito eleitoral, será “candidato do povo”, “não candidato do governo”; o médico Waldy Menezes, do PT, há anos é apontado como possível candidato. Mas há quem se intrigue sobre quão distante Menezes está do grupo de Expedito. Entre os descontentes da atual gestão, o contador Ivan Silvério, do PDT, sinaliza o interesse. A já uma vez candidata Regina não deixa de manifestar o desejo de ter o nome novamente em votação, mas não é consenso nem entre seus antigos apoiadores. Na lista de nomes para a sucessão, também do Secretário Turismo do Estado Birmarck Maia. Está sempre entre as discussões políticas de Aracati, tem por lá um grupo de Comunicação (TV Sinal), mas pode não ser candidato porque o governador Cid Gomes não queira liberá-lo – o secretário é um dos principais responsáveis pelos preparativos da Copa do Mundo no Ceará.
O QUE NÃO SE ESTIMA é que haja uma polarização, como em anos anteriores. Aracati é uma das principais cidades do Vale do Jaguaribe, com arrecadação (além de roayalties de petróleo é um grande pólo-turístico) que não se vê em outros municípios da região, mas com problemas iguais. Ainda assim, a possibilidade de uma ‘debandada’ de candidatos para o grupo do prefeito demonstra uma aparente medida de proteção da imagem do Expedito Ferreira. Para que se, não falem de bem, não falem de mal. Será?

COMENTÁRIOS


em 9 de maio de 2012
Incrível como o Melquíades consegue desenhar o mais fiel quadro político que se encontra Aracati. Acredito seriamente que o nobre redator e repórter ja se encontre entre os melhores analistas políticos no estado do Ceará. Parabéns ao Diario do Nordeste pela lisura e seriedade de seus profissionais.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem