PARAIPABA - Dezesseis presos por fraudes em licitações

Todos os acusados, oito homens e oito mulheres, estão com a prisão temporária decretada pelo juiz da Comarca

Clique para Ampliar
Entre os 16 presos, está a secretária de Educação do Município, Maria Vanderli Cordeiro Damasceno. Ela e outras sete mulheres capturadas durante a operação permanecem detidas à disposição da Justiça e serão interrogadas
FOTO: ALEX COSTA
Clique para Ampliar
Vários secretários municipais e funcionários da Comissão de Licitação do Município de Paraipaba foram detidos, no começo da manhã de ontem, em suas residências
Clique para Ampliar
Todos foram levados para sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, nesta Capital
Clique para Ampliar
Todo o núcleo gestor da Prefeitura de Paraipaba (124Km de Fortaleza) foi preso, ontem, como resultado de uma investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE), que apura fraudes em licitações naquele Município do Vale do Curu.

Durante a operação da Polícia Civil, que contou com o apoio da PM e a coordenação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 16 pessoas foram detidas provisoriamente e 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz de Paraipaba, Francisco Marcello Nobre Alves, cumpridos naquela Comarca e em outras quatro cidades, inclusive, Fortaleza.

A investigação foi chefiada pelos promotores integrantes da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e resultou em uma ´devassa´ nos órgãos públicos do Município de Paraipaba, cuja Prefeitura tem como slogan, "a grande obra é cuidar do povo".

Quase todas as secretarias municipais foram ´alvos´ das buscas durante todo o dia de ontem. Entre as 16 pessoas presas (oito homens e oito mulheres), estão o presidente da Comissão de Licitação, três conselheiros e a chefe de gabinete da Prefeitura.

Além disso, os secretários de Educação, Saúde, Cultura, Administração e Finanças, Infraestura e Obras, o controlador, a procuradora e o tesoureiro do Município também acabaram presos. Duas armas (um revólver e uma pistola) foram apreendidas na casa do secretário de Infraestrutura e Obras. As equipes da SSPDS realizaram buscas na sede da Prefeitura, em empresas ´fantasmas´ e também residências situadas em Fortaleza, Guaiúba, Paracuru e Itapajé.

Na tarde de ontem, durante coletiva à Imprensa na Delegacia-Geral da Polícia Civil, os delegados Andrade Júnior, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol); e Jairo Pequeno, do Departamento de Polícia Especializada (DPE), deram detalhes da ação, que envolveu mais de 100 homens das polícias Civil e Militar.

Segundo Andrade, as investigações foram iniciadas há cerca de 60 dias pelo promotor da Comarca de Paraipaba, Igor Pinheiro; e contou com o apoio do delegado regional, Édimo Leite.

"Há cerca de dez dias, a Procap, por meio do promotor Luiz Alcântara, procurou a SSPDS e solicitou apoio para o cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão. Equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) realizaram levantamentos sobre a rotina das pessoas presas e, hoje (ontem), a operação foi deflagrada".

Andrade Júnior informou ainda que, após as detenções, o promotor Igor Pinheiro permaneceu na sede da Prefeitura analisando a documentação confiscada, o que pode resultar em novos pedidos de prisões.

Nomes

Entre os detidos estão, Luanda Araújo Alcântara (secretária de Saúde), Maria Vanderli Cordeiro Damasceno (secretária de Educação e Cultura), José Roberto do Carmo de Oliveira (da Comissão de Licitação), Pedro Martins Júnior (advogado) e Patrícia Bezerra Campos (procuradora do Município).

FERNANDO RIBEIRO/EMERSON RODRIGUES

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem