Inspeção veicular no Ceará para quê?

A inspeção veicular ambiental pode ser uma boa ideia ou apenas uma forma de arrancar mais dinheiro do já sofrido bolso do contribuinte. Caso seja mesmo adotada no Ceará – e tudo está encaminhado para tal...

Deve-se ter como diretriz central o controle da qualidade do ar. 

Se a motivação principal, todavia, for arrecadar um punhado de milhões a mais, será certeza de desastre como política pública, a despeito do provável sucesso arrecadatório.

A propriedade de automóveis já é extremamente tributada. Qualquer taxação extra precisa ter sua necessidade comprovada de forma cabal. E deve ser a menor possível.

Até agora, o Governo do Estado tem agido com cautela nesse assunto. Como bem registrou o superintendente do Detran João Pupo, os problemas Brasil afora são inúmeros e é preciso aprender com eles. A ideia de dispensar da inspeção anual os carros mais novos e modernos é nada mais que a lógica. A prioridade da fiscalização deve ser para os automóveis mais antigos, veículos movidos a gás natural e os movidos a diesel.

O modelo para implantar a averiguação é outro aspecto crucial. Precisa ser absolutamente transparente, assim como o destino da eventual aplicação desse dinheiro.


Veja coluna na íntegra em ...

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem