Copa do Mundo de 2014: Castelão é citado em dossiê sobre condições precárias de trabalhadores


O dossiê “Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil”, divulgado nesta segunda-feira (12), evidencia que a pressa para a entrega das obras de estádios para a Copa do Mundo de 2014 tornou precárias as condições dos trabalhadores nestes empreendimentos.


O relatório foi produzido pela Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa e destaca as dez paralisações de trabalhadores em seis dos 12 estádios que serão usados no Mundial, inclusive Fortaleza. 

As pautas de reivindicação tinham em comum, segundo o levantamento, pedidos de aumento salarial, de concessão de benefícios, do fim do acúmulo de tarefas e das jornadas excessivas de trabalho.

Também foram registradas tentativas de repressão ao movimento em Brasília e Pernambuco, onde alguns funcionários foram demitidos arbitrariamente. No último caso, o dossiê enaltece a ação truculenta da polícia para impedir as manifestações.

“Criou-se um fantasma que acompanhou e acompanha todo o processo de preparação para 2014 e 2016, e que, com certo incentivo de meios de imprensa, cria expectativas sobre a possibilidade de um fracasso vexatório da Copa no Brasil”, diz o texto.

SecopaSegundo a assessoria de comunicação, o órgão não sabia da divulgação do dossiê, e negou que tenha havido paralisação nas obras do Castelão por conta de descontentamento de trabalhadores.

A assessoria informou ainda que houve apenas um dia de mobilização do sindicato da categoria para repassar informações de que as exigências trabalhistas necessárias estavam sendo atendidas nas obras do Castelão.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem