Por Edison Silva
O senador Cid Gomes na audiência, ao lado do governador Elmano de Freitas (à direita) Governador do Ceará |
O senador Cid Gomes, sexta-feira (23), participou de um evento, em Quixadá, ao lado prefeito Ricardo Silveira, candidato à reeleição, e deu, com o seu jeito peculiar, recados para o governador Elmano de Freitas e para o PT de Camilo Santana. A propósito, Camilo que conseguiu o PSB, para o seu pai, Eudoro Santana presidir, no Ceará, neste partido não apita nada. Quem manda é Cid, embora Eudoro, de modo figurativo, continue presidente.
Em Quixadá, ao lado do prefeito Ricardo, Cid disse quem governa o Estado, governa para todos, como ele fez. Disse mais: Ricardo, escuta isto da minha boca: “No dia que você sofrer qualquer tipo de descriminação, qualquer desatenção, me diga que estarei ao seu lado…”Todos entenderam que foi um recado para o governador Elmano de Freitas.
Antes, no mesmo palanque, Cid comentou a ida, recentemente, do governador Elmano a Quixadá para um evento político de apoio ao candidato adversário, Vitor Marques, filho do ex-prefeito Ilário Marques, e afirmará que inauguraria o Hospital de Quixadá, brevemente, ao lado do seu candidato. Cid deixou claro, que a fala do governador, foi mais uma de suas bravatas.
Para Camilo, que fez uma gravação pedindo votos para o filho de Ilário, concorrente de Ricardo Silveira, Cid disse “o meu partido, que é o PSB, não tem a arrogância, nem a prepotência deles, de achar que só os deles são competentes”.
Cid, bem antes da escolha dos candidatos a prefeito, a partir de Fortaleza, defendia que o PT, pra manter a aliança que formou para as eleições de 2022, deveria abrir mão da disputa em algumas localidades, para prestigiar os aliados. Foi vencido em Fortaleza e em outros municípios, onde arregaçou as mangas e foi para a luta. Em Fortaleza, até aqui, ele não fez qualquer movimento, nem mesmo o de indicar um nome para ser vice de Evandro Leitão.
Ex-governador do Ceará, por praticamente, pois mandou em todo os oito anos de governo do Camilo Santana. Cid, hoje, não tem praticamente nada no governo Elmano. Talvez se possa dizer que o “famoso” ISGH, uma criação dele, de longas datas, ainda dê as cartas na área da Saúde, pois uma agência de publicidade, de um seu afilhado, foi trocada por uma empresa de fora, logo no início desta gestão, como tantos outros amigos do antigo rei.
O resultado, das eleições municipais, que parece ser favorável ao ex-governador, deverá restabelecer o protagonismo que teve desde quando chegou ao Governo do Estado. E o PT que se cuide, pois, por certo, o Camilo, que ainda diz ser inabalável a amizade entre eles, vai ter que aprender a conquistar votos. E Evandro Leitão, de quem Cid guarda mágoas, que se cuide.