Monarca participou de cerimônia em que entregou ao filho mais velho, herdeiro do trono, o posto de comandante da Força Aérea do país.
Por g1
Rei Charles III entrega cargo de comandante da Força Aérea do Reino Unido para príncipe William, em 13 de maio de 2024. — Foto: Kin Cheung/ Pool/ AP
O rei Charles III revelou nesta segunda-feira (13) que perdeu o paladar por conta do tratamento a que é submetido por conta de um câncer diagnosticado no início do ano, segundo a imprensa britânica.
A revelação foi feita durante uma cerimônia na qual o monarca entregou ao príncipe William, seu filho mais velho e herdeiro do trono, o cargo de comandante da Força Aérea do Reino Unido -- no país europeu, o rei também exerce a função de chefe de Estado e das Forças Armadas.
Charles continua ser o comandante-geral das Forças Armadas do país.
Em uma conversa com um veterano da Força Aérea que participava da cerimônia, em uma base aérea no sul da Inglaterra, o rei revelou que perdeu o paladar por conta do tratamento. Segundo tabloides britânicos, o militar com quem ele conversava revelou também ter sido submetido a um tratamento para um câncer.
“É uma grande alegria estar com vocês, mesmo que brevemente, nesta ocasião, mas também (este encontro) é tingido de grande tristeza depois de 32 anos conhecendo todos vocês, admirando suas muitas atividades e conquistas ao longo do tempo que estive a sorte de ser comandante-em-chefe do Corpo Aéreo do Exército", disse o monarca a veteranos e militares na ativa na cerimônia.
Retorno às atividades públicas
No fim de abril, o rei Charles III retomou sua agenda de compromissos públicos, paralisada por cerca de dois meses para o tratamento ao que ainda é submetido.
O monarca vinha mantendo apenas encontros privados e despachos oficiais desde o início de fevereiro, quando o Palácio de Buckingham anunciou que médicos detectaram um tipo de câncer -- ainda não divulgado -- no rei após ele ser submetido a uma cirurgia de próstata.
Seus médicos afirmaram ter incentivado que o monarca reabrisse sua agenda pública após o "progresso" em seu tratamento. O Palácio de Buckingham disse ainda não saber até quando irá o tratamento do monarca.