Ceará tem novo crescimento de casos de Covid-19 e registra 716 diagnósticos em 1 semana

A circulação de uma nova subvariante impacta nos resultados positivos da doença no Estado

Escrito por Matheus Facundo


Legenda: A positividade de testes teve aumento expressivo em novembro no Ceará
Foto: JOSE WAGNER/ GOV. DO CEARA

O Ceará registrou um novo aumento de casos de Covid-19 na última semana, segundo o novo informe do cenário epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (29). Entre os dia 19 e 25 de novembro, 716 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus

Na semana anterior, entre 12 e 18 de novembro, houve um total de 247 casos. Os dados vêm dos resultados de testes rápidos e exames RT-PCR realizados no estado. 

Inclusive, a positividade também teve salto e foi a 21,3%. De 577 RT-PCR feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), 156 deram positivo.

LEIA TAMBÉM
Entre 25 de outubro e 25 de novembro, 1.777 casos de Covid foram descobertos. O aumento se consolidou em meados deste mês, segundo o informe epidemiológico. O dia com mais registros foi em 20 de novembro, com 154 positivos.
"A variante Eris é capaz de driblar a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal. Esse é o cenário que provavelmente está se configurando ao longo do mês de novembro”, explica. Ainda de acordo com o gestor, a Sesa está monitorando o cenário epidemiológico, que, até o momento, apresenta um impacto moderado sobre a rede assistencial", comenta secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta).

COVID EM ESGOTOS 

A concentração de Covid (SARS-CoV-2) nos esgotos de Fortaleza teve um aumento expressivo no mês de novembro, conforme aponta a Rede Monitoramento Covid Esgotos, em nota de alerta. O documento indica que a taxa aumentou 75 vezes em quase um mês na Capital cearense. 

Na semana epidemiológica 43, com início em 27 de outubro, a carga viral era de 9 bilhões de cópias por dia por 10 mil habitantes. Já na SE 47, em 24 de novembro, esse número atingiu 681 bilhões de cópias por dia. 

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem