Seis municípios voltaram às urnas neste domingo (27) para eleger novos prefeitos

Candidatos à prefeitura tiveram os registros indeferidos ou os diplomas cassados, e novas eleições foram feitas de forma suplementar

👆 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Votação segundo turno - 30.10.2022

Neste domingo (27/11), eleitores de cinco estados nas regiões Nordeste e Sudeste voltaram às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. O pleito abrangeu seis cidades: Tanabi (SP), Pedro Velho (RN), Canguaretama (RN), Maraial (PE), Ibitirama (ES) e Maiquinique (BA). Consulte as próximas eleições suplementares previstas.

O eleitorado teve das 8h às 17h para se dirigir à seção eleitoral. Para votar, bastava apresentar o título eleitoral (físico ou digital, emitido pelo e-Título) e o documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte, entre outros).

Novos candidatos

Para saber mais sobre os candidatos das eleições deste domingo (27), foi possível consultar dados detalhados no DivulgaCandContas. Basta acessar o site e clicar nas três barras no canto superior direito da página, selecionar “Eleições Suplementares” e preencher o ano do pleito de referência e o estado do município.

Eleições suplementares

As eleições suplementares ocorrem quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato ao Executivo – no caso, prefeito. Essa anulação é determinada por decisão da Justiça Eleitoral que negou o registro de candidatura ou cassou o diploma ou o mandato de político já eleito.

A marcação das eleições suplementares segue as regras instituídas pela Resolução TSE nº 23.280, de 22 de junho de 2010. As instruções para a realização desses pleitos são estabelecidas por meio de norma específica aprovada por cada Tribunal Regional Eleitoral.

DB/LC, DM

Fonte: Link na imagem 👇



Postagem Anterior Próxima Postagem