Governadora Izolda assinou decreto de criação da APA da Lagoa da Precabura

O decreto que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Precabura foi assinado nesta segunda-feira (5), pela Governadora Izolda Cela. A solenidade aconteceu às 15h, em área instalada na sede da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Ceará, tendo como fundo o espelho d’água, no bairro Precabura, município de Eusébio.  A APA da Lagoa da Precabura será uma Unidade de Conservação (UC) estadual, categoria Uso Sustentável, compreendida em uma área de 628,98 ha, entre os municípios de Fortaleza e Eusébio. 


Nova Unidade de Conservação estadual vai assegurar proteção à biodiversidade e disciplinar a ocupação às margens do manancial.

Para o titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), é um momento histórico. “A governadora atendeu uma reivindicação ambiental de décadas”, disse. O manancial é reconhecido como o maior espelho d’água da Região Metropolitana de Fortaleza, se forma a partir do leito do rio Coaçu, um afluente do rio Cocó. A Precabura também recebe água da UC municipal de Proteção Integral das Dunas da Sabiaguaba.  Várias comunidades usufruem do ecossistema da lagoa, além da diversidade de fauna e flora com elevado potencial ecológico, tornando um ambiente de extrema importância socioambiental.

Dentre os objetivos principais para a criação da UC estão: conservar os fragmentos de vegetação nativa do Complexo Vegetacional Litorâneo, compostos principalmente por vegetação de tabuleiro e matas ciliares com carnaúba;  proteger a biota nativa e as espécies de aves migratórias que utilizam a Lagoa da Precabura como importante ponto de descanso e alimentação em suas rotas migratórias; preservar afluentes e aquíferos que contribuem para manutenção do espelho d’água da Lagoa da Precabura, como suporte para segurança hídrica e alimentar das comunidades locais e assegurar e compatibilizar o manejo sustentável de práticas socioeconômicas e histórico e culturais no ecossistema lacustre da Precabura.

Conectividade

Do ponto de vista da conservação ambiental, a poligonal proposta para a UC estadual, se insere entre várias outras unidades de conservação, promovendo a conectividade entre a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)do Sítio Curió, Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguab e com a APA do Pacoti, compondo assim, um mosaico de UCs pela proximidade com o Parque Estadual do Cocó. 

Saiba mais

Em 28 de julho, no Auditório da Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu consulta pública, importante etapa do processo de criação da UC, conforme previsto pelo Sistema Nacional e Estadual de Unidades de Conservação (SNUC).  O mapa de localização, o memorial descritivo, a justificativa de criação e a poligonal da proposta, componentes dos estudos técnicos referentes à criação dna nova UC, estão disponibilizadas no link: https://www.sema.ce.gov.br/apa-da-lagoa-da-precabura/.

Serviço

  • Assinatura de decreto para criação da APA Lagoa da Precabura
  • Dia: 5 de  setembro de 2022 (Segunda-feira)
  • Hora: 15h
  • Local: Sede da Fundação sede da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Ceará, no bairro Precabura, no município de Eusébio.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem