Quem corre mais risco de reinfecção por Covid-19?

Pesquisadores analisaram dados da Dinamarca e apontaram que os casos de reinfecção por Covid-19 são raros, mas que eles podem ser mais comuns em alguns indivíduos, como aqueles com mais de 65 anos.

Imagem: Olhar Digital

De acordo com o estudo, pessoas que foram contaminadas pelo SARS-CoV-2 estão protegidos de reinfecções durante seis meses. Depois desse período, a proteção cai para 80% na população geral, mas para aqueles com mais de 65 anos a proteção cai para cerca de 47%.  

Foram analisados dados de infecção de pessoas durante dois surtos de casos de Covid-19: entre março e maio de 2020 e entre setembro e dezembro de 2020. No primeiro período, cerca de 11.068 pessoas testaram positivo para a doença, enquanto no segundo, apenas 72 pessoas testaram positivo novamente. 

O risco se mostrou muito maior entre idosos. O que ressalta a importância da vacinação e do reforço vacinal, pois destaca que acreditar na proteção natural adquirida por infecção não é completamente confiável.  

“Dado o que está em jogo, os resultados enfatizam a importância de as pessoas aderirem às medidas implementadas para manter a si e aos outros seguros, mesmo que já tenham tido a Covid-19”, disse Steen Ethelberg, do Statens Serum Institut, que foi responsável pelo estudo. 

Máscara contra a Covid-19. Imagem: Tumisu (Pixabay)

A análise geral não levou em consideração a variante Ômicron da Covid-19 e seus subtipos que, aparentemente, tornaram a reinfecção mais comum. Foi realizado um segundo estudo que mostrou que 67 pessoas foram infectadas duas vezes pela Ômicron e seus subtipos em um intervalo de 20 a 60 dias.

Olhar Digital

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem