Sindjorce e FENAJ repudiam atitude (vídeo) do deputado Delegado Cavalcante de instigar manifestantes contra jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm, publicamente, repudiar a atitude do deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB), de instigar manifestantes em um ato de protesto contra o aumento de tarifas de internet em Fortaleza a intimidar profissionais da imprensa que estavam realizando cobertura jornalística. O fato aconteceu nesta segunda-feira (21/02).

Segundo o jornal O Povo, Cavalcante esqueceu que estava com microfone e foi visto instigando os profissionais a irem “pra cima” de trabalhadores da TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza. “A Globo está ali. Vão para cima, vão. Vai, vai”, diz o parlamentar, enquanto aborda algumas pessoas. O bolsonarista então continua caminhando pela região e, ao apontar para profissionais da empresa de comunicação, pede para que outro grupo chegue perto e grite a frase “Globo bosta”.

Cavalcante, como bolsonarista raíz que é, não gosta de jornalismo. Há cerca de duas semanas, os novos seguidores do deputado estão sendo alertados pelo Instagram de que o parlamentar publica insistentemente informações falsas.

Historicamente, em períodos eleitorais crescem as agressões aos jornalistas, evidenciando que nem sempre as regras democráticas e o respeito às instituições da democracia – entre elas a imprensa – são respeitados por aqueles que querem se eleger representantes do povo.

O Sindjorce e a FENAJ alertam para o perigo das intimidações aos profissionais que visam, invariavelmente, cercear a liberdade da informação jornalística. A crítica, muitas vezes legítima, não pode ser confundida com um pretenso “direito à violência”, ainda que verbal.

Sindicato e FENAJ prestam sua solidariedade aos profissionais e conclamam a sociedade a repudiar toda e qualquer forma de agressão aos jornalistas. Cidadãos e cidadãs têm direito à informação e o Jornalismo é a atividade profissional por excelência que torna efetivo esse direito.

Leia também: Deputado bolsonarista é flagrado instigando ataque a afiliada da Rede Globo em Fortaleza

Fortaleza, 21 de janeiro de 2022

Diretoria do Sindjorce

Diretoria da FENAJ

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem