EUA dizem que Rússia preparou lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados

Americanos enviaram uma carta para a ONU na qual afirmam que a Rússia tem uma lista de pessoas que devem ser assassinadas ou enviadas a campos.

A Rússia preparou uma lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados em caso de uma invasão da Ucrânia, afirmou o governo dos Estados Unidos em uma carta enviada ao organismo de direitos humanos da ONU que foi revelada no domingo (20).

A carta destaca que o governo dos EUA está preocupado e alerta para uma potencial "catástrofe de direitos humanos".

O governo dos EUA afirma ter informação confiável que indica que as forças russas estão elaborando listas de ucranianos que devem ser assassinados ou enviados para acampamentos após uma ocupação militar, afirma a carta.

"Também temos informação confiável de que as forças russas usariam medidas letais para dispersar protestos pacíficos ou de alguma forma contra-atacar o exercício pacífico da resistência de populações civis", acrescenta a mensagem enviada à Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, a chilena Michelle Bachelet.

Navio russo no Mar Negro durante exercício militar em 12 de fevereiro de 2022 — Foto: Cortesia/Ministério da Defesa da Rússia

A nota, assinada pela embaixadora americana na ONU em Genebra, Bathsheba Nell Crocker, adverte que uma invasão russa da Ucrânia provocaria abusos como sequestros ou tortura, e poderia atingir dissidentes políticos e religiosos e minorias étnicas.

A Rússia enviou mais de 150 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas

O governo russo nega que tenha planos de atacar o país vizinho, mas pede garantias de que a Ucrânia não vai aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e que a aliança militar removerá suas forças do leste da Europa, propostas rejeitadas pelo países ocidentais.

g1

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem