OMS não descarta a imunização de adolescentes

Em nota informativa o Ministério da Saúde restringiu a vacinação contra covid-19 aos adolescentes com comorbidades, com deficiências permanente ou privados de liberdade. Na justificativa, a pasta afirma que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades. Só que a OMS não contraindica a vacinação em adolescentes, confira.


Em um documento publicado no dia 14 de julho, a OMS não contraindica a vacinação desse público, mas ressalta que ela não é urgente. A organização também afirma que a “vacina Pfizer/BionTech é adequada para uso por pessoas com 12 anos ou mais”.

Confira parte da Nota da OMS:

Aconselhamento COVID-19 para o público:

Crianças e adolescentes tendem a ter doença mais branda em comparação com adultos, portanto, a menos que façam parte de um grupo com maior risco de COVID-19 grave, é menos urgente vaciná-los do que pessoas mais velhas, com condições crônicas de saúde e profissionais de saúde.

Mais evidências são necessárias sobre o uso das diferentes vacinas COVID-19 em crianças para poder fazer recomendações gerais sobre a vacinação de crianças contra COVID-19.

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas da OMS (SAGE) concluiu que a vacina Pfizer / BionTech é adequada para uso por pessoas com 12 anos ou mais. Crianças com idade entre 12 e 15 anos que estão em alto risco podem receber esta vacina juntamente com outros grupos prioritários para vacinação. Os ensaios de vacinas para crianças estão em andamento e a OMS atualizará suas recomendações quando a evidência ou a situação epidemiológica justificar uma mudança na política.

É importante que as crianças continuem a tomar as vacinas infantis recomendadas.

O QUE DEVO FAZER E ESPERAR APÓS A VACINA

Fique no local onde foi vacinado por pelo menos 15 minutos depois, para o caso de ter uma reação incomum, para que os profissionais de saúde possam ajudá-lo.

Verifique quando deve tomar uma segunda dose - se necessário. A maioria das vacinas disponíveis são vacinas de duas doses. Verifique com seu médico se você precisa de uma segunda dose e quando deve tomá-la. As segundas doses ajudam a aumentar a resposta imunológica e a fortalecer a imunidade.

Na maioria dos casos, efeitos colaterais menores são normais. Os efeitos colaterais comuns após a vacinação, que indicam que o corpo de uma pessoa está construindo proteção contra a infecção por COVID-19, incluem:

  • Dor no braço
  • Febre baixa
  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares ou articulares

Entre em contato com o seu médico se houver vermelhidão ou sensibilidade (dor) no local da injeção que aumenta após 24 horas, ou se os efeitos colaterais não desaparecerem após alguns dias.

Se você tiver uma reação alérgica severa imediata a uma primeira dose da vacina COVID-19, você não deve receber doses adicionais da vacina. É extremamente raro que reações graves à saúde sejam causadas diretamente por vacinas.

Não é recomendado tomar analgésicos como o paracetamol antes de receber a vacina COVID-19 para prevenir efeitos colaterais. Isso ocorre porque não se sabe como os analgésicos podem afetar o desempenho da vacina. No entanto, você pode tomar paracetamol ou outros analgésicos se desenvolver efeitos colaterais como dor, febre, dor de cabeça ou dores musculares após a vacinação.

Mesmo depois de vacinado, continue tomando precauções

Embora uma vacina COVID-19 previna doenças graves e morte, ainda não sabemos até que ponto ela evita que você seja infectado e passe o vírus para outras pessoas. Quanto mais permitirmos que o vírus se espalhe, mais oportunidades ele terá de mudar.

Continue a realizar ações para desacelerar e, eventualmente, interromper a propagação do vírus:

Mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas

Use uma máscara, especialmente em ambientes lotados, fechados e mal ventilados.

Limpe suas mãos com frequência

Cubra qualquer tosse ou espirro em seu cotovelo dobrado

Quando estiver dentro de casa com outras pessoas, garanta uma boa ventilação, como abrindo uma janela

Fazer tudo protege a todos nós.

Aqui existe a informação acima da página oficial da OMS

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem