Desfazer o que Lula fez em política externa não é bom, diz especialista à BBC

O editor de uma revistas dedicadas a relações internacionais, David Rpthkopft, da Foreign Policy, disse em entrevista à BBC Brasil que “se Serra acha que reformar a política externa é desfazer o que o Lula fez, ele não está agindo em nome dos interesses do Brasil".
AE
O tucano José Serra, senador pelo PSDB de São Paulo, assumiu o Ministério de Relações Exteriores no gabinete dos sem voto de Michel Temer (PMDB-SP). Em seu discurso de posse, Serra afirnou que vai mudar as diretrizes do Itamaraty focando nas relações com os Estados Unidos.

Para o jornalista entrevista pelo BBC, Lula "fez mais para aumentar o peso do Brasil no cenário mundial do que qualquer presidente do Brasil", e Celso Amorim foi"provavelmente o melhor chanceler do mundo".

Sobre a afirmação de Serra de que a partir de agora o ministério das relações exteriores irá "atender à sociedade e não a um partido", Rothkopf afirmou: "Lula, no auge de sua popularidade, fez mais para aumentar o peso do Brasil no cenário mundial do que qualquer presidente do Brasil, seja por abrir embaixadas e consulados pelo mundo, seu papel de liderança, Celso Amorim e o Itamaraty envolvidos nos assuntos mais importantes e dizendo 'o Brasil é um dos países mais importantes do mundo e temos que ser tratados desta forma'. Aderir à ideia dos Brics foi outro componente disso, a diplomacia Sul-Sul, e também o fato de que as coisas estavam funcionando no Brasil".

Para ele, "se o Brasil voltar às políticas pré-Lula, que eram essencialmente 'vamos ter políticas de comércio com algumas partes do mundo, não vamos causar problemas, vamos adotar um tom cético-reflexivo em relação aos EUA, etc.', isso não seria bom".

"Acho que o Brasil mudou muito nos anos do governo do PT e o mundo mudou muito, e não acho que o Brasil precisa de uma política de volta ao passado, acho que o Brasil precisa de uma política orientada para o futuro", frisou.

Do Portal Vermelho, com informações da BBC Brasil

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem