Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza audiência em Sobral nesta terça (17/05)

Amanhã, dia 17 de maio, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza a nona audiência pública para discutir aspectos que fazem com que adolescentes se envolvam em situações de violência letal precocemente. Dessa vez, a população de Sobral poderá dar sua opinião e apresentar proposições para enfrentar o problema a partir da realidade local. A audiência será a partir das 18 horas, no Centro Educacional Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr (Cirão).

Apesar dos avanços nas áreas sociais, em especial na educação, Sobral apresenta índices preocupantes de homicídios na adolescência. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará referentes a 2015 revelam que a taxa de homicídios na faixa de 10 a 19 anos foi de 74,98 para cada grupo de 100 mil, bem acima da taxa total de homicídios, que ficou em 49,81 (para cada 100 mil). Para a Organização Mundial da Saúde, uma taxa acima de 10 homicídios para cada 100 mil já é considerada epidemia.

O Comitê já realizou momentos de escuta da comunidade, por meio de audiências, nas cidades de Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e em bairros de Fortaleza que apresentam altos índices de homicídios na faixa etária de 10 a 19 anos. Alguns temas são recorrentes em todas elas: a importância de espaços de lazer, cultura e esporte, dentro das comunidades; escolas abertas ao diálogo e com professores preparados para mediar conflitos; a necessidade de políticas públicas formuladas junto com o público a ser assistido (adolescentes e comunidades); construção de uma nova relação entre agentes de segurança pública e comunidades das periferias, dentre muitas outras.

As propostas sugeridas nas audiências, juntamente com o resultado da pesquisa de campo (feita com as famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes que cometeram homicídios e que cumprem medida socioeducativa) e as considerações resultantes de seminários temáticos irão compor o relatório do Comitê, que será entregue a gestores, sociedade civil organizada e a todas as instâncias responsáveis.

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência

Data: 17 de maio
Local: Centro Educacional Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr (Cirão). Rua Humberto Lopes, s/n - Sobral.

Foto: José Leomar

Informações:

Ivna Girão (85.98817.5149)

Renata Soares (85.98749.9351)

Adriano Muniz (85.99913.8160)

Por Salomão de Castro

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem