Extinção do DNOCS causa reação no Ceará

Lideranças do Ceará se posicionaram contra à suposta extinção do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs). A previsão é que o Órgão seja absolvido pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp). As informações preliminares são de que a presidente Dilma Rousseff teria anunciado a decisão durante reunião com lideranças políticas do Nordeste. Até agora, no entanto, Governo não se pronunciou oficialmente sobre o tema.

“O Dnocs precisa ser reformado e fortalecido, para que os nordestinos continuem tendo suporte na convivência com a seca”, disse o deputado Audic Mota, líder do PMDB na AL, acrescentando que “acabar com o Dnocs seria desligar os aparelhos de um paciente na UTI. Não podemos permitir que isso aconteça”, enfatizou referindo-se a incorporação do órgão pela Codevasp. O deputado salientou que o Ceará está passando pelo quinto ano consecutivo de seca e precisa, cada vez mais, de ações que melhorem a situação.

O deputado Danniel Oliveira (PMDB) informou que o anúncio assustou as lideranças nordestinas. “É importante fazer o contrário do que a presidente Dilma quer. Precisamos reestruturar e fortalecer o Dnocs”, afirmou.

Mobilização

Já os deputados Agenor Neto, dra. Silvana, ambos do PMDB, e Fernanda Pessoa (PR) propuseram uma mobilização em prol da revitalização do Dnocs. “Precisamos unir a bancada estadual e federal para não permitir que o Dnocs seja extinto”, disse a republicana.

Crítica

Em Brasília, o deputado federal Genecias Noronha (SD) repudiou a informação de extinção (Dnocs), exatamente dois dias após o aniversário de 106 anos do órgão. Ele disse que em reunião com a bancada nordestina no Congresso Nacional, Dilma tentou justificar a medida, afirmando que fazia parte da reforma administrativa.

“Que reforma administrativa é essa, que ao em vez de promover mudanças positivas, pretende extinguir um órgão fundamental em qualquer política de convivência com a seca, que há quatro anos assola o Nordeste e os nordestinos?”, indagou o deputado federal.

“Eu particularmente sou contra e o nosso partido também não apoia essa ação, que faz parte do pacote de maldades do Governo Federal. E esta é uma maldade direcionada ao povo nordestino, que tanto apoio e votos deu à presidente Dilma. O Dnocs precisa ser reformado e fortalecido, para que os nordestinos continuem tendo suporte na convivência com a seca”, assinalou Genecias Noronha.

Falência política

Para o deputado federal Danilo Forte (PSB), a informação é “mais um calote” do Governo Federal contra os cearenses. “Já não bastasse o calote eleitoral, em função da promessa da refinaria, que não se concretizou. Já não bastasse a seca e nenhuma obra prometida iniciada, além do contingenciamento dos recursos do Cinturão das Águas, o Governo de forma descompromissada quer extinguir o Dnocs – aquilo que sobrou de vivencia no combate à seca e foi o responsável pelo Ceará ainda ter água até agora”, pontuou.

O deputado falou ainda que, se for confirmada a extinção do Órgão, seria a “falência” das lideranças cearenses, lembrando que há dois cearenses na liderança do Governo, o deputado federal José Nobre Guimarães e o senador José Pimentel, ambos do PT. “Se deixar acontecer, é a negação da política cearense”, salientou o socialista.

Especulação

O coordenador da bancada cearense, deputado José Airton Cirilo (PT), saiu em defesa do Governo e classificou como “especulação” a notícia. “Essa informação é uma mera especulação. Até agora, não tem nenhuma base de sustentação. Eu e o coordenador da bancada do Nordeste, Júlio Cesar (PI), conversamos com o líder do Governo na Câmara, José Guimarães, e o ministro Ricardo Berzoini (Comunicação), que nos relatou não haver informações neste sentido”, disse, acrescentando que, particularmente, defende que o Dnocs incorpore a Codevasp, uma vez que, segundo ele, o órgão sediado em território cearense possui mais estrutura. Na avaliação do petista, o órgão cumpre papel estratégico e, por isso, a bancada cearense está unida para trabalhar em prol da reestruturação do Dnocs.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem