Polícia prende quadrilha envolvida nos assaltos ao Banco do Brasil de São Gonçalo do Amarante, o funcinário está envolvido


Um dos presos é Antônio David Fernandes Almeida, funcionário do Banco do Brasil (BB) de São Gonçalo do Amarante, assaltado três vezes

Quatro homens foram presos, em flagrante, suspeitos de sete assaltos e uma tentativa de assalto a bancos no Ceará. A quadrilha fazia uso de um drone, equipamento que captura imagens aéreas, para fazer fotos de familiares dos gerentes das agências e chantageá-los para facilitar a execução dos assaltos. Um dos presos é o funcionário do Banco do Brasil (BB) do Município de São Gonçalo do Amarante, assaltado três vezes.

David Fernandes Almeida
Ex-gerente do BB em SGA
O funcionário, Antônio David Fernandes Almeida, 34, não tinha antecedentes criminais e foi capturado pela Polícia portando um aparelho conhecido como "chupa cabra", utilizado para roubar informações de cartões bancários. Coforme a Polícia, ele passava informações privilegiadas ao restante da quadrilha e simulava o próprio sequestro.

As investigações da Delegacia de Roubos e Furtos aconteciam desde 2012 e mais duas pessoas foram identificadas pela Polícia (mas ainda não foram presas). Os outros suspeitos são Dênis Ferreira de Moura, 29, que possuía mandado de prisão em aberto por latrocínio; Marcos Fernando Monteiro Marques, 28, conhecido como "Chico Chicó", apontado como cabeça da quadrilha; e Kardel Pereira Bertoldo, 32. Ele e "Chico Chicó" já possuíam mandado de prisão em aberto pelo assalto ao Banco do Brasil de Caucaia. Os três foram presos na última quinta-feira, 6, em Maracanaú. Eles estavam portando um fuzil AK 47, uma pistola e um drone.

Como a quadrilha agia

Ainda de acordo com a Polícia Civil,  um dos alvos da quadrilha eram os funcionários que podiam abrir os cofres das agências. A vítima tinha a vida investigada pelo bando através de fotos capturadas pelo drone, que registrava imagens da família e do cotidiano dela.

Depois, a quadrilha dizia ao bancário que havia sequestrado os familiares dele e o levava até a agência para abrir o cofre. Após levar o dinheiro, libertavam alguns parentes que eram mantidos em cárcere privado. Em alguns casos, como nos assaltos a uma agência de São Gonçalo do Amarante, o sequestro era "simulado" com a negociação feita com o próprio gerente da agência, que era cúmplice da ação.

Na coletiva, o titular da DRF, o delegado Raphael Vilarinho, explicou também que o grupo deixava mensagens para intimidar a polícia após os crimes, o que ajudou na investigação. Com a prisão, o delegado afirma que a polícia conseguiu evitar o ataque a mais uma agência que estava na mira dos assaltantes.

Oito ataques desde 2013

A lista de crimes cometidos pelo grupo inclui oito ataques a agências bancárias no Ceará desde 2013. São eles: a tentativa de assalto contra o Banco do Brasil de Chorozinho no dia 23 de junho; os assaltos ocorridos nos dias 4 de julho, 18 de setembro e 16 de dezembro de 2014 contra o Banco do Brasil de São Gonçalo do Amarante; um roubo a agência do Banco do Brasil de Caucaia no dia 27 de maio de 2014; um assalto contra agência da Caixa Econômica Federal em Maracanaú no dia 10 de Abril de 2014; um assalto a agência bancária em Pajuçara, em Maracanaú; e um ataque a banco em Solonópole no dia 4 de outubro de 2013. 

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem