PF precisa investigar aeroporto feito por Aécio: 60kg de cocaína foram apreendidos ao lado

Vejam esta reportagem de 22/04/2012 no programa Fantástico aqui (eles não permitem compartilhar vídeo).

O Fantástico não mostrou, mas o Quedo (apelido de Tancredo Aladim Rocha Tolentino) que aparece na reportagem é primo do senador Aécio Neves (PSDB) na Cidade de Cláudio (MG), comerciante da cachaçaria Minguote que aparece na tela acima da reportagem. Aécio em entrevistas já se declarou entusiasta destas cachaças produzidas por sua família em Cláudio.

Quedo responde processo acusado de participar na intermediação da venda de habeas corpus para traficantes presos em Divinópolis. Os traficantes faziam parte de uma quadrilha que traficavam de Mato Grosso para Minas, e aguardavam julgamento após terem sido flagrados com cerca de 60 kg de pasta-base de cocaína.

A cocaína havia sido apreendida em um sítio no distrito de Marilândia, a apenas 24 km do Aeroporto de Cláudio, construído por Aécio.

De acordo com seu depoimento na PF mostrado no Fantástico, Quedo intermediou o pagamento de propina de um advogado dos traficantes para o desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho dar habeas corpus, e ganhou comissão para isso. Os traficantes que conseguiram habeas corpus fugiram, não prestaram mais contas à justiça, e podem estar cometendo crimes nas ruas cujas vítimas somos todos nós, cidadãos.

O desembargador, agora afastado, chegou ao cargo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2005, portanto nomeado por Aécio, quando era governador.

Não vamos fazer como Joaquim Barbosa e deturpar a teoria do domínio do fato para jogar nas costas de Aécio atos praticados por seu primo e pelo desembargador nomeado por ele. A menos que alguém prove em contrário, Aécio não tem nada a ver com este caso, e cada um responde pelo que fez. 

Por ora, Aécio tem que explicar é porque escolheu a cidade de Cláudio para construir um aeroporto sem movimento, a 6 km de sua fazenda, se Divinópolis, cidade bem maior, já tem um aeroporto regional que atende bem a região. A distância entre os dois aeroportos em linha reta é apenas 30km e por estrada asfaltada cerca de 40 minutos. Está claro que não existe justificativa razoável para aplicar R$ 14 milhões (mais o valor ainda em aberto da indenização) do dinheiro público de Minas em um aeroporto que, aparentemente, só interessa ao uso particular do senador e de seus familiares, além da valorização das terras em torno do aeroporto.

Mas este aeroporto desperta outra questão de segurança pública. É uma pista ainda não homologada para uso, que fica sem movimento, boa parte do tempo trancada, sem funcionários, sem vigilância e sem policiamento. No entanto tem balizas e sinalização que permitem até pousos noturnos. Esse tipo de pista pode ser usada para vôos clandestinos de tráfico de drogas, de armas, contrabando, e outras coisas para a região, evitando o policiamento e fiscalização existente no aeroporto de Divinópolis.

A reportagem do Fantástico mostra que existe tráfico de drogas bem ali na região em torno do aeroporto e, não custa lembrar, o helicóptero da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG e aliado de Aécio) quando foi apreendido com quase meia tonelada de cocaína, fez escala para abastecer na região, no aeroporto de Divinópolis.

Sem fazer qualquer ilação além dos fatos conhecidos com a família de Aécio, o que seria leviano sem provas, mas não é só a ANAC e o Ministério Público que precisam investigar a construção e o uso do aeroporto. A Polícia Federal também precisa investigar que tipo de vôos e mercadorias andou passando por ali. Blog Amigos do Presidente Lula

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem