Dep Federal José Airton Cirilo trabalhando pelo Ceará e preocupado com a segurança em Fortaleza

O deputado federal José Airton, falou na tribuna, nessa segunda-feira (14), sobre a passagem dos 288 anos de Fortaleza. O deputado lamentou os noticiários da imprensa que mostram a triste realidade dos altos índices de violência.  

"Venho aqui lembrar da passagem, nesse domingo dia 13 de abril, do aniversário da Capital cearense, a nossa querida Fortaleza, que completou 288 anos. Fortaleza, a quinta Capital do País, é uma das cidades mais belas do Brasil. Seu povo vem lutando para garantir uma vida mais digna e segura", disse o deputado. "Pois a cidade anda sendo noticiário constante pelos altos índices de violência".

Ele ainde relembrou do ano de 2013, que já alertava em tribuna a situação, "lembro aqui que, no dia 17 de julho de 2013, fiz um discurso nessa Casa falando sobre o artigo do jornalista e colunista Fábio Campos. Ele dizia que no Ceará mata-se mais do que no conflito Israel e Egito. Ele falou do grave problema da violência, onde doze pessoas, em média, morrem todos os dias, sendo dez delas em função de homicídio doloso e duas em função de acidente de moto. No total, foram 4.452 mortes em apenas um ano de nossa guerra cotidiana". O colunista ainda disse que em 2013 esses números foram ainda maiores. Também lembro o triste assassinato do Padre Élvis Marcelino de Lima, mais uma vítima da violência, que morreu assassinado em uma tentativa de sequestro-relâmpago na praia de Iracema.

Somente este ano, a praia de Iracema, em Fortaleza, registrou pelo menos seis homicídios. Foram dois assassinatos em março, um em abril, um em junho e dois em julho. Em Fortaleza, são 66 homicídios por cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde considera tolerável seis homicídios por 100 mil habitantes. Acima de 10 assassinatos, a situação é classificada como epidêmica.

"Agora, após um ano desse meu pronunciamento eu leio novamente na imprensa que Fortaleza é a 7ª cidade mais violenta do mundo e a segunda do Brasil de acordo com Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México. O conselho lista as 50 cidades mais perigosas do mundo com base no número de homicídios em proporção à população", lamentou o José Airton.

Segundo o índice do estudo, Fortaleza tem a taxa de homicídio de 72,81; no Brasil, a capital cearense fica atrás apenas de Maceió, com taxa de homicídio de 79,76. Os números são referentes a 2013. No ano passado, Fortaleza apareceu na posição 13 da mesma pesquisa.
Portanto, esse é um quadro que estamos vivendo no Estado do Ceará. Por isso, nessa data, quero aqui expor essa grave situação e fazer um apelo para as autoridades responsáveis. Sabemos que esse problema atinge todo o País, mas Fortaleza está com os índices desanimadores. 

"Nossa cidade tem um povo guerreiro, batalhador, é formada por muitos que vieram também do interior do Estado, inclusive eu tive o privilégio de ser adotado pela Capital cearense quando lá estive pela primeira vez, nos anos 60, onde me formei e adquiri todo meu conhecimento, depois voltei para a minha cidade natal, Aracati, e à minha cidade de Icapuí", disse o deputado. 

"Assim, finalizo com esse protesto e felicito a todos fortalezenses, levando o meu abraço a todos que lutam para que a nossa bela Fortaleza se torne uma cidade mais receptiva, mais agradável e com mais justiça social, uma vez que possui muitas desigualdades, muitas injustiças sociais, e precisamos equacionar essa divisão social que reflete nessa atual violência", finalizou seu discurso.

MEC vai supervisionar instalações para o reconhecimento do curso de Serviço Social da FVJ

O deputado federal José Airton esteve, nessa terça-feira (15), em audiência com o Secretário de Regulação de Educação Superior do MEC, Jorge Messias e o Professor Sampaio, da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ).

A pauta tratou sobre o recredenciamento da Faculdade e do reconhecimento do Curso de Serviço Social. O deputado explica que a demanda foi bem aceita, mas que o Secretário adiantou que será preciso uma visita de supervisionamento às instalações do campus da Faculdade.

José Airton vem trabalhando para levar mais cursos superiores para a região por acreditar que o Vale do Jaguaribe tem um grande potencial em diversos setores, sendo necessário o investimento na educação para o crescimento e desenvolvimento da região.

José Airton Busca apoio ao FNDE para trazer recursos para Pindoretama e Beberibe

Juntamente com o deputado federal José Airton, estiveram nessa terça-feira (15), em Brasília, empenhados para melhorar a educação dos municípios de Pindoretama e Beberibe o professor Valdemar Araújo e o chefe de gabinete da prefeitura de Beberibe, Daniel Queiroz.

O deputado os levou para audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A pauta tratou da liberação de recursos para aquisição de ônibus escolares, escolas e creches para os municípios.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem