Paris: Pelo menos 150 detidos em manifestação contra Hollande

Pelo menos 150 pessoas foram detidas e 19 polícias ficaram hoje feridos durante confrontos registados em Paris, no final de uma manifestação a exigir a demissão do presidente francês, disse fonte policial.

A polícia disse que 17 mil pessoas integravam a manifestação, mas os organizadores - um coletivo denominado «Dia de Cólera» que integra movimentos de direita, de extrema-direita e de católicos conservadores - referiram a presença de 120 mil. Os jornalistas no local consideraram este valor sobreavaliado.

Os organizadores disseram exigir a «demissão imediata» de Hollande, caso contrário «o Dia de Cólera vai continuar os protestos nas ruas e depois derrotá-lo nas urnas».

Os manifestantes desfilaram aos gritos de «Não ao casamento homo» ou «Europa secessão, a França é uma nação».

A manifestação saiu da praça da Bastilha e percorreu cinco quilômetros até ao largo dos Inválidos, onde terminou.

O final da manifestação ficou marcado por confrontos entre as forças de segurança e algumas centenas de jovens, que lançaram projéteis, garrafas, petardos, barras de ferro e caixotes do lixo. A polícia respondeu com granadas de gás lacrimogêneo.

O ministro do Interior francês, Manuel Valls, declarou «condenar firmemente a violência contra as forças de segurança, perpetrada por indivíduos e grupos de extrema-direita, cujo único objetivo é instalar a desordem».

Diário Digital com Lusa

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem