PED 2013: Divulgada a sexta parcial da apuração nacional

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste domingo (10) o Processo de Eleições Diretas – o PED 2013 para a escolha do presidente da sigla e a composição dos organismos dirigentes. Ainda segundo os números apurados pela Secretaria Nacional de Organização (SORG) neste sexto balanço (por volta das 15hs) indicam Rui Falcão com 69,81% da preferência dos votos apurados.

Em sua página, no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff elogiou o processo direto de escolha dos novos dirigentes políticos da agremiação: “Voto hoje nas eleições internas do PT. Tenho orgulho do PT, um partido nascido das lutas dos trabalhadores e que governa olhando para os mais pobres, os mais fracos, os mais necessitados. Assim foi no governo do presidente Lula. Assim é no meu. A reforma política deve permitir à sociedade participar de forma efetiva dos destinos do país. Defendo uma reforma política decidida por consulta popular, ouvindo a população brasileira”.

Dilma afirmou que a ideia de uma política sem partidos esteve sempre ligada à defesa de governos autoritários e elitistas e voltou a defender uma reforma política por consulta popular. 

Presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão está praticamente reeleito para o cargo, com o aval do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff no Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda. Deputado estadual em São Paulo, Falcão terá a missão de liderar o partido para a disputa eleitoral de 2014 nos moldes desejados pelos principais nomes da sigla. É dado como certo também que ele será um dos principais comandantes da campanha à reeleição da presidente Dilma. 

Disputavam a liderança do PT Nacional com Falcão os também deputados federais Paulo Teixeira e Pedro Simões, além dos dirigentes Valter Pomar, Markus Sokol e Serge Goulart.

O resultado final deste PED será decisivo para a formação dos palanques – tanto no plano nacional, quanto nos Estados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera com a vitória de Falcão unir a maioria do partido no projeto da reeleição de Dilma. 

Ao votar em São Bernardo do Campo, ABC paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT deve ter uma direção comprometida com Dilma e com a vitória de Padilha no Estado.

Rui Falcão afirmou que o PT terá entre dez e 12 candidatos aos governos estaduais. Ele reforçou que toda a negociação de alianças deverá ter como norte a reeleição de Dilma, mesmo que isso implique ceder a cabeça de chapa em algumas disputas.

"As nossas direções estaduais têm uma sintonia com a linha nacional. E a nossa orientação nacional é reeleger a presidenta Dilma, aumentar o número de deputados e de senadores", disse.

O resultado das eleições petistas, cujos filiados votam por meio de cédulas de papel, deve ser divulgado até amanhã.

Confira o mapa da 6ª parcial:


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem