José Airton registra em plenário expansão do IFCE para Pentecoste, Russas e Santa Quitéria


O deputado federal José Airton registrou em plenário, terça-feira (7), na Câmara dos Deputados, a expansão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
“Haverá a implantação de unidades de educação profissional da Instituição nos municípios de Russas, Santa Quitéria e Pentecoste, terra da minha esposa e da minha sogra, a Prefeita Ivoneide Moura. O Município de Pentecoste vai ser premiado com a expansão desse importante instituto. Esse é o resultado de uma luta, desde quando ela era Vice-Prefeita. Nós estivemos aqui com o Ministro Fernando Haddad, lutando pela expansão desse instituto”, falou o deputado.

As unidades serão especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de educação a distância para atender, prioritariamente, as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico E Emprego (Pronatec).Virgílio Araripe responderá administrativamente pelas unidades e já designou a criação de comissões para apresentar o planejamento de funcionamento desses novos organismos e avaliar a estrutura dos imóveis cedidos pelas prefeituras dos referidos municípios. A previsão de início de funcionamento das três unidades de educação profissional será, segundo o governo federal, para o segundo semestre deste ano ou para o primeiro semestre de 2014.

A luta é histórica e merece ser relembrada, pois o IFCE de Pentecoste e demais cidades é uma vitória do povo cearense com aguerrido trabalho do deputado federal José Airton. Em 05 de fevereiro de 2012 o José Airton teve mais uma audiência sobre as demandas do setor da educação, ele conversou com o Secretario Executivo do MEC, Henrique Pain, para pedir mais recursos para o Ceará. Vamos relatar parte desse trabalho do Deputado sobre os IFCE’s, acrescentando também os municípios de Icapuí e Aracati.

A primeira conversa sobre a ida de um IFCE para Icapuí, Aracati e Pentecoste foi, exatamente, em 28 de agosto de 2007, com o Secretário Nacional de Educação Profissional do MEC. Depois em 2008, desta feita em audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Quando reuniram com o Ministro o deputado José Airton, o na época prefeito de Pentecoste, João Bosco, e a sua vice-prefeita, Dr. Ivoneide Moura, onde se pautou novamente duas ações para o Ceará. Lembramos do caso do IFCE de Aracati, que estava na relação dos seis primeiros e, misteriosamente, saiu para Canindé. Esse fato gerou um profundo mal estar. Nessa audiência, além de querer resolver o caso do Aracati, como de fato foi resolvido, pois este já foi inaugurado, em 201O, tratamos também do de Pentecoste, além da Escola Profissionalizante (EEEP) de Icapuí e da extensão de um IFCE também para Icapuí.

Desta forma, fica mais do que claro a participação do deputado José Airton nesse processo tão importante para educação do nosso Estado. De acordo com José Airton, após o lançamento dos primeiros IFET's (atuais IFCE´s), onde foram contemplados em todo país 78 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo cinco deles para o Ceará. Portanto, é importante noticiar mais uma vez que o articulador e responsável pela viabilização do IFCE de Pentecoste é deputado federal José Airton Cirilo.

Claudia Vidal
Assessoria de Imprensa
Deputado federal José Airton Cirilo

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem