Deputado José Airton solicita implantação de Polo do IFCE para Icapuí


O deputado federal José Airton (PT-CE) fez ontem, dia 5, a solicitação de implantação de Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE para a cidade de Icapuí, ao Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, em audiência com autoridades em Brasília.

Segundo o deputado federal, a implantação do Polo do Instituto se faz necessária e será fundamental para a qualificação da mão de obra para essas atividades, valendo ressaltar ainda que, segundo os dados demográficos, os municípios já contam com uma taxa de Escolaridade no Ensino Médio de aproximadamente 70% de suas populações/habitantes e a implantação já conta com área e terreno doado pela Prefeitura Municipal de Icapuí.


O deputado José Airton (PT) também falou sobre a antiga luta do IFCE para a retomada do processo dos novos campi do IFCE para os municípios de Russas e Pentecostes, na nova expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. O deputado se empenhou por esse Instituto desde a época do ministro Fernando Haddad e do ex-secretario Eliezer Pacheco, que já tinham se comprometido com esse empreendimento educacional. Em 2008, o deputado José Airton (PT), o prefeito de Pentecoste, João Bosco, e a vice-prefeita, Dra. Ivoneide Moura (PT) que hoje é a atual prefeita de Pentecoste, se reuniram em audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e teve como pauta o IFCE de Aracati.

Em 2009, em nova audiência com o Secretario Nacional de Educação Profissional professor Eliezer Pacheco, para tratar da EEEP e da extensão do IFCE para Icapuí. Estavam presentes, o Prefeito de Icapui, Irmão Edilson, o Secretário de Ciência e Tecnologia de Icapuí, Silvio Barreira e a Secretaria de Educação, Ana Melo, e o Vereador Lacerda Filho. Nesta reunião, ficou confirmado o projeto da construção da escola profissionalizante para o município.

Na visita do ex-presidente Lula ao Ceará, na cidade de Sobral, em 10 de setembro de 2009, o Deputado pautou novamente o assunto com o Ministro Fernando Haddad, o Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação (MEC), Eliezer Pacheco, e com a Secretária de Educação do Ceará, Isolda Cela Arruda, onde confirmaram os recursos e a garantia de que Icapui teria, primeiramente, uma EEEP e, posteriormente, uma extensão do IFCE de Aracati. 

Em março de 2010, o Deputado José Airton (PT) teve uma audiência com o Chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes, o deputado estadual Mauro Filho, o prefeito de Icapuí, Edilson Silva, a Secretária de Turismo Fátima Lacerda e o vereador Raimundo Lacerda, foi comunicado a EEEP de Icapuí.  Em 2011 e 2012 a Agencia do INSS de Icapuí teve seu recurso devolvido, pois a Prefeitura não tinha doado o terreno para obra. O deputado colocou novamente uma emenda individual no valor de R$ 500 mil, no orçamento de 2013, para a Construção da Agencia do INSS. Mais uma vez o Deputado assegurou o projeto de construção da Agencia.

Claudia Vidal e Tatiane Saraiva
Jornalista: DRT 6203/PR
(85) 8710.1313
Assessoria de Imprensa
Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem