Primeira UPA 24 horas de Fortaleza será inaugurada nesta quinta-fera (22)

UPA_PFA primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Fortaleza será inaugurada nesta quinta-feira (22), às 18 horas, pelo governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. A nova unidade, com uma área de 1.300 metros quadrados, fica na Praia do Futuro, Rua Júlio Silva, 440, próximo a Avenida Dioguinho. Já no dia seguinte a inauguração, na sexta-feira (23),
começa a atender à população com serviços de urgência e emergência.

A UPA 24h da Praia do Futuro terá 128 profissionais de saúde. Todos aprovados em seleção pública. Só médicos são 43 e enfermeiros 18. Com 15 leitos e equipamentos modernos para realização de exames, a UPA 24h vai reduzir o movimento de pacientes nas emergências dos hospitais, principalmente a do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pela proximidade e facilidade de acesso através da Avenida Santos Dumont. A UPA 24h não para nunca, como o próprio nome sugere. Funcionará de domingo a domingo, durante 24 horas, até nos feriados.

A UPA da Praia do Futuro, um investimento de R$ 3.542.500,00 em obras e mais R$ 800.000,00 na aquisição de equipamentos do governo do Estado e do Ministério da Saúde, tem capacidade para realizar 450 atendimentos por dia. Na nova unidade, a população pode resolver problemas de pressão alta, febre, cortes, queimaduras e receber o primeiro atendimento em casos de AVC. Os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

Rede de urgência e emergência

UPA_PF2A UPA 24h da Praia do Futuro faz parte da nova rede de urgência e emergência em construção pelo Governo do Estado. A primeira unidade foi inaugurada em Maranguape. Em três meses de funcionamento, já realizou 13.641 atendimentos. Na primeira etapa serão 32 Unidades no Estado, sendo quatro na Capital. Além da que será inaugurada na Praia do Futuro, outras três já estão com as instalações prontas e  estão sendo equipadas para inauguração nos bairros Coaçu, Canindezinho e Autran Nunes. Na Região Metropolitana há quatro UPAs com as instalações concluídas em Caucaia, Eusébio, Horizonte e Pecém no município de São Gonçalo do Amarante. Também estão prontas e sendo equipadas as UPAs 24h de Canindé, Crateús, Pentecoste e São Benedito. Este ano, com apoio do Ministério da Saúde, foram acrescidas mais 16 unidades para o Ceará, totalizando 48 UPAs 24h.

Na nova rede de assistência à saúde,  além das UPAs 24h, estão incluídos o Hospital Regional do Cariri - em funcionamento; o Hospital Regional Norte, que deve ser concluído ainda este semestre; o Hospital e Maternidade Regional de Quixeramobim, em fase final de licitação; e o Hospital Regional Metropolitano, em estudo de viabilidade e será construído até a Copa do Mundo 2014 no eixo do estádio Castelão, em Fortaleza. A nova rede inclui ainda 22 policlínicas regionais, com quatro já inauguradas; 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, com nove entregues à população e funcionando em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte, Russas, Ubajara e Sobral, e o restante com as obras em fase de acabamento.


21.03.2102
Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 - 8733.8213)

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem