Tráfico e violência superam corrupção na lista dos problemas do país, diz pesquisa

Por 
Bianca Carvalho

A violência escalou como preocupação dos brasileiros e lidera o ranking de problemas. 📷: Reprodução

Uma pesquisa da AtlasIntel, divulgada na sexta-feira (6), revelou que maior preocupação dos brasileiros agora é a criminalidade e o tráfico de drogas, superando a corrupção.

De acordo com o levantamento, realizado nos dias 5 e 6 de outubro com 1.200 entrevistados, 62,7% dos participantes apontaram a criminalidade e o tráfico de drogas como a maior preocupação do Brasil. Em segundo lugar, a corrupção foi mencionada por 54,9% dos entrevistados, seguida pela preocupação com a degradação do meio ambiente e aquecimento global, citada por 21,5% deles.

A pesquisa também indicou que 70% da população acredita que a responsabilidade pela segurança e criminalidade é compartilhada igualmente entre o governo federal e os estados, tornando difícil atribuir a culpa exclusivamente aos governadores.

A abordagem governamental do problema, que antes delegava responsabilidade aos governos estaduais, parece estar mudando, com o governo federal anunciando medidas para enfrentar a escalada da violência.

Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, destaca que essa mudança de perspectiva ocorre desde o início do governo Lula, no início de 2023, e tem raízes na série de crimes que assolou as regiões Nordeste e Sudeste, com destaque para o recente ataque a médicos no Rio de Janeiro.

O executivo observa que a população testemunhou um aumento significativo das atividades de facções criminosas, excessos em operações policiais e um crescimento da criminalidade violenta.

Uma pesquisa do Datafolha também apontou que a insegurança escalou como preocupação dos brasileiros, empatando com a saúde, com 17% dos entrevistados citando a violência como o maior problema do Brasil. Esse aumento é notável em comparação com dezembro de 2022, quando apenas 6% manifestaram essa preocupação.

Roman enfatiza que, durante as investigações da operação Lava Jato, a corrupção ocupava a primeira posição no ranking de preocupações. “Entre os bolsonaristas, a corrupção ainda desponta como o tema mais preocupante, por uma pequena diferença. Isso acontece por causa dos escândalos da Lava Jato que marcaram as gestões petistas anteriores”, afirma.

A segurança e a violência se tornaram uma preocupação comum tanto para apoiadores do governo Lula quanto para os de Bolsonaro, o que sugere uma convergência de opiniões e soluções.

Uma maioria expressiva de 72,5% dos entrevistados acredita que a intervenção federal é a estratégia mais adequada para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro. Roman, aponta que o governo parece estar voltando sua atenção para a questão da segurança, considerando as medidas anunciadas recentemente, em um esforço para responder à crescente preocupação da população.

DCM

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem