Com a volta da cobrança de tributos a partir de quarta (1º), a Petrobras fez uma redução no preço da gasolina e do diesel para amenizar o impacto sobre o valor do produto
Luiz Inácio Lula da Silva e Petrobrás (Foto 👆: Ricardo Stuckert | Reuters)
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu pelo retorno da cobrança de 75% de tributos sobre a gasolina e de 21% sobre etanol a partir desta quarta-feira (1°). Os tributos que voltam a ser cobrados sobre esses combustíveis são: PIS, Cofins e Cide.
Segundo o jornalista Valdo Cruz, do G1, além desta decisão, a Petrobras não vai mais seguir a política de distribuição de dividendos astronômicos adotada durante o governo Bolsonaro.
A ideia é que seja mantida uma distribuição dentro das regras de mercado, mas deixando uma parcela importante para investimentos, principalmente na área de transição energética e também para a empresa cumprir sua função social.
A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (28) uma redução de 3,92% no preço da gasolina e de 1,95% no diesel para amenizar o impacto sobre o valor do produto com a volta dos tributos.
MAIS POPULAR
- Eleição de Lula foi 'indesejada', mas 'infelizmente aconteceu', disse general Paiva antes de assumir o comando do Exército
- Juiz condena advogada a indenizar Prevent Senior em R$ 300 mil
- Pimenta desmonta esquema de fake news usado pela extrema direita sobre vacina de Lula
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que detalhará ainda nesta terça-feira, em entrevista coletiva a partir das 19 horas, as medidas de reoneração dos combustíveis.