Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral no lugar de Edson Fachin.
Por Julia Duailibi, comentarista de política e economia da GloboNews.
O ex-presidente Lula 👆 durante visita a Garanhuns, Pernambuco, em 20 de julho — Foto: Rafael Vieira/Código 19/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Lula (PT) vai à posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta terça-feira (16). O presidente Jair Bolsonaro (PL) também é esperado no evento.
A confirmação da ida do petista à cerimônia, antecipada pelo blog, foi confirmada pela assessoria de imprensa da campanha de Lula.
Na semana passada, Moraes se encontrou com Bolsonaro e o convidou oficialmente para a cerimônia. O ato foi visto como uma tentativa de aproximação por parte do governo com a cúpula da Justiça eleitoral. Bolsonaro já confirmou presença.
Além dele, todos os ex-presidentes da República também foram convidados para a posse, entre os quais Dilma Rousseff (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A cordialidade é de praxe em eventos como este.
Também candidata, Simone Tebet (MDB) confirmou presença. São esperadas 2,1 mil pessoas, segundo estima a segurança do TSE.