A pandemia de Covid-19 “certamente não acabou”, disse Tedros Adhanom da OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, Organização Mundial da Saúde, disse para às autoridades de Saúde de todo o mundo que a pandemia de Covid-19 “certamente não acabou”, esse alerta aconteceu neste domingo (22), durante a sessão de abertura da Assembleia, evento anual da entidade.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, Organização Mundial da Saúde - Imagem: World Health Organization

Em muitos países, todas as restrições foram suspensas e a vida se parece muito com antes da pandemia. Então acabou? Não, certamente não acabou. Eu sei que essa não é a mensagem que você quer ouvir, e definitivamente não é a mensagem que eu quero entregar, alertou o diretor-geral da OMS.

"Os casos de Covid diminuíram bastante desde o pico da variante Ômicron, que aconteceu em janeiro deste ano. E as mortes relatadas são as mais baixas desde março de 2020", acrescentou Tedros.

Tedros ainda destacou que a pandemia “não acaba em lugar nenhum até que termine em todos os lugares. Os casos estão aumentando em quase 70 países em todas as regiões do mundo, e isso em que as taxas de testes despencaram”. Ele ressaltou que os óbitos estão subindo, principalmente, na África.

“Esse vírus nos surpreendeu a cada passo, uma tempestade que rasgou as comunidades repetidamente, e ainda não podemos prever seu caminho ou sua intensidade”, disse Tedros.

“Abaixamos a guarda por nossa conta e risco. O aumento da transmissão significa mais mortes, especialmente entre os não vacinados, e mais risco de surgimento de uma nova variante. Recusar testes e sequenciamento significa que estamos nos cegando para a evolução do vírus”, salientou o diretor-geral da OMS criticando o relaxamento das medidas de proteção contra o coronavírus adotadas por diversos países do mundo. 


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem