Qual o interesse do governo Bolsonaro interferir na Anatel para autorizar empresa de Elon Musk no Brasil?

Documentos expõem pressão da pasta de Fábio Faria na Anatel em favor de satélites do "homem mais rico do mundo". Interesse pelo desenvolvimento do Brasil? DUVIDO!!!

O governo brasileiro fez lobby para beneficiar uma das empresas do homem mais rico do mundo. É isso que mostram documentos obtidos pelo Brasil de Fato via Lei de Acesso à Informação e que a gente te conta aqui.

Embora Elon Musk seja mais conhecido pelos carros elétricos de luxo da empresa Tesla e pelos foguetes que manda ao espaço com a SpaceX, seu interesse no Brasil tem a ver com seus satélites de baixa órbita.

O bilionário tem uma constelação de 4 mil satélites a uma distância muito menor da Terra do que a maioria dos que possibilitam serviços de internet por satélites atualmente. É a rede Starlink.

E Elon Musk queria (e, spoiler, conseguiu) trazer essa rede de satélites para o Brasil, como você pode ver aqui.

Mas o que o governo Bolsonaro tem a ver com isso?

Bom, ele atuou junto à Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, pela autorização da operação desses satélites no Brasil. Isso mesmo: o governo brasileiro agiu para beneficiar Elon Musk.

Os documentos que a reportagem obteve mostram correspondências entre o governo e a empresa e evidenciam a atuação da gestão Bolsonaro em prol da Starlink. Eles também demonstram a participação da Embaixada dos Estados Unidos na tentativa de acelerar o processo de autorização da Anatel aos satélites da empresa de Musk.

Em tese, a Anatel é "administrativamente independente" da gestão federal e não deveria se guiar por recomendações do governo. Pelo contrário, agências reguladoras devem ter independência e autonomia para tomar suas decisões.

Mas foi o que aconteceu. A aprovação foi concedida pela Anatel em 28 de janeiro deste ano, e a Starlink passou a poder oferecer seus serviços de internet no Brasil.

O aval da Anatel foi o primeiro a projetos do tipo no país.

O que dizem de fato as mensagens?

Foram várias. Elas mostram que houve até reunião fora da agenda oficial entre o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e Elon Musk. O ministro inclusive trouxe a Amazônia para o debate, afirmando que a região seria uma “lacuna digital” a ser preenchida.

Em uma das mensagens, o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra de Oliveira, confirma textualmente à CEO da Starlink que o governo fez contato com a Anatel para obter informações sobre o processo envolvendo a empresa. A confirmação dos contatos do governo federal com a Anatel, a pedido da Starlink, consta em uma carta enviada por Coimbra no dia 29 de outubro de 2021.

Em outra correspondência, o governo federal é informado de que a empresa estuda uma manobra no processo de autorização da Anatel para acelerar a aprovação.

Na matéria completa, que você pode ler aqui, (vasta documentação comprobatória de interferência) há mais detalhes sobre as mensagens e uma linha do tempo para entender melhor o caso.

A reportagem do Brasil de Fato procurou o Ministério das Comunicações e a Anatel para ter esclarecimentos sobre essa relação com a Starlink. Os dois órgãos confirmaram recebimento dos emails e afirmaram que a demanda estaria "em tratamento". Concedemos um prazo de mais de dez dias para o retorno, mas não obtivemos resposta.

Brasil de Fato

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem