Por que o salário mínimo no Brasil cresce tão pouco?

Pelo terceiro ano seguido, o governo Bolsonaro reajustou o salário mínimo apenas pela inflação (que é o que obriga a Constituição), levando o valor para R$ 1.212. Isso significa que o poder de compra dos trabalhadores não muda. Ou seja, com os reais a mais que vão entrar todo mês com o novo valor, é possível comprar os mesmos itens que com o valor do ano anterior, já que eles subiram de preço.

Só que o cálculo desse novo valor do mínimo foi feito a partir de estimativas traçadas em dezembro, que foram menores do que a inflação oficial divulgada em janeiro. Ou seja, em tempos de pandemia e aumento da pobreza, além de não aumentar, o salário na prática diminuiu, porque ficou 0,14 ponto percentual abaixo da inflação.

Isso considerando que no ano passado já tinha acontecido a mesma coisa: o reajuste tinha sido só o obrigatório pela Constituição, mas a inflação ficou mais alta que o previsto. E a diferença que ficou pendente deveria ser reposta agora, no novo valor do salário mínimo de 2022.

Ou seja, nada de aumento real ano após ano. Pelo contrário: desde que assumiu, Bolsonaro vem seguindo à risca o abandono da política de valorização real do salário mínimo, que hoje tem o poder de comprar apenas 1,73 cesta básica.

Antes dele, os reajustes definidos durante o governo de Michel Temer (2017 a 2019) somaram 0,79% acima da inflação.

Trata-se de uma decisão política. Embora tenham cumprido a Constituição, os governos recentes decidiram que não aumentariam o salário além do que eram obrigados por lei. Antes, somando os governos Dilma e Lula (entre abril de 2003 e janeiro de 2016), o índice teve um aumento real de 59,21%.

A repórter Gabriela Moncau conversou com a economista Juliane Furno sobre os motivos dessa diferença entre os governos. "Se levava em consideração que, para além de não terem perda pelo processo inflacionário, os trabalhadores - como são quem produz a riqueza social - deveriam se beneficiar do ganho econômico", disse.

Neste link você pode entender melhor como era feito o cálculo antes e o que mudou de 2016 pra cá.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem