Solenidade na CMFor relembra 70 anos de história do bairro Montese e da FEB na 2ª guerra mundial

Comemorando os 70 anos do bairro Montese, a Câmara Municipal de Fortaleza em sessão solene nesta segunda-feira, 23 de maio, homenageou os soldados brasileiros que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial. Proposta pelo vereador Deodato Ramalho (PT), a solenidade relembrou o combate na cidade de Montese na Itália em 14 de abril de 1945, culminando com a vitória da FEB no campo de guerra.

Deodato Ramalho destacando as dificuldades enfrentadas pelo Brasil em 1945, sob o regime do Estado Novo, enfatizou a coragem dos jovens brasileiros, muitos saídos do interior. O parlamentar evidenciou o combate em Montese como sendo uma das mais difíceis missões, devido as condições estruturais das tropas e a localização das forças alemãs. Ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho dos praças cearenses, que ao retornarem ao Brasil precisaram luta por garantias junto ao Governo.

No ano de 1999 Fortaleza firmou um pacto de amizade com a cidade de Montese na Itália, tornando-as cidades-irmãs. Deodato Ramalho destacou ainda projetos de sua autoria em tramitação na Casa, criando o Museu Histórico do Montese e a Semana da Memória Histórica da Vitória contra o nazifascismo e reverência aos expedicionários da FEB.

O Plenário da CMFor ficou lotado
A solenidade prestou uma homenagem aos combatentes mortos em combate, são eles: os 2º sargentos Hermínio Aurélio Sampaio e Francisco Firmino Pinho; os 3º sargentos Francisco de Castro e Edson Sales de Oliveira; e os soldados Clóvis da Cunha Pais de Castro e José Custódio Sampaio. Em comemoração aos 70 anos do bairro Montese, a CMFor reconheceu a atuação do Dr. Raimundo Nonato Ximenes, fundador do bairro; do Instituto Montese; do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Assim também como os presentes: Evaristo Fernandes, Cícero David de Ouro Preto, Geraldo Rodrigues, Francisco Bernardino e João do Carmo Tenório, além do capitão Jacy Martins Teixeira (in memorian), que lutaram pela Força Expedicionária Brasileira.

O presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Coronel Francisco de Assis e Sousa, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal de Fortaleza ao trabalho realizado pelas forças armadas brasileiras na Segunda Guerra Mundial. A diretora do cultural do Instituto Montese, Kátia de Sousa, destacou a mensagem do prefeito de Montese na Itália, Luciano Massa, que reforçou o empenho dos soldados brasileiros em prol da humanidade. A carta reafirma os laços da cidade de Montese com Fortaleza como cidades-irmãs.


O coronel Luiz José Silveira Benício, representando a 10ª Região Militar, evidenciou a importância do momento proporcionado pela Câmara na reafirmação da história do país. “Pobre de um povo que não estuda a sua história e pobre de um povo que não reconhece os seus heróis”, pontuou.

A solenidade contou com a presença do capitão dos Portos do Ceará, Leonardo Salema; do tenente-coronel Jorge Luiz Bernardo, representando o Colégio Militar de Fortaleza; do presidente da Associação dos ex-combatentes do Brasil – Seção Ceará, 2º tenente Evaristo Fernandes de Oliveira; e de Luíza Poti, representando os familiares dos ex-combatentes.

Com informações da CMFor 

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem