Consórcio de jornalistas divulga parte dos 'Panama Papers'

Banco de dados online reúne informações sobre mais de 210 mil empresas offshore, incluindo nome e endereço. Informações sigilosas, como e-mails e contas bancárias, ficam de fora.

Panama Papers revelou documentos da
Mossack Fonseca
O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), com sede em Washington, disponibilizou online nesta segunda-feira (09/05) uma parte das informações divulgadas na série de reportagens Panama Papers, que revelou como os ricos e poderosos do mundo usam paraísos fiscais para esconder seu dinheiro.

Baseado nos documentos do escritório de advocacia e consultoria panamenho Mossack Fonseca, o banco de dados criado pelo ICIJ revela mais de 210 mil nomes de empresas offshore anônimas, bem como os endereços delas e as relações com intermediários, como bancos. Em alguns casos, é possível reconhecer os verdadeiros donos dessas empresas de fachada.

BREAKING: ICIJ releases database revealing thousands of secret offshore companies
— ICIJ (@ICIJorg) 9 de maio de 2016

No entanto, grande parte dos documentos conhecidos como Panama Papers não está disponível ao público por conter informações sigilosas, como contas bancárias, números de telefones e o conteúdo de e-mails.

A série de reportagens Panama Papers revelou no início de abril detalhes sobre os milhares de clientes da Mossack Fonseca que utilizam paraísos fiscais no exterior, supostamente para evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

Entre os mencionados estão políticos, como os presidentes Mauricio Macri e Petro Poroshenko, além do deputado Eduardo Cunha, esportistas, como Leonel Messi e Iván Zamorano, e também nomes ligados ao mundo das artes, como o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar.



A divulgação dos Panama Papers levou ainda países a iniciarem investigações sobre possíveis práticas ilegais de políticos e personalidades e causou a renúncia do ex-primeiro-ministro da Islândia Sigmundur David Gunnlaugsson, após a revelação de sua participação numa empresa offshore.

Os dados foram repassados ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung por uma fonte anônima. O periódico compartilhou as informações com o ICIJ e outras empresas de comunicação, como a emissora britânica BBC e as alemãs WDR e NDR. Cerca de 370 jornalistas de 78 países ajudaram a avaliar as informações dos 11,5 milhões de documentos e 2,6 terabytes de informações da Mossack Fonseca.

CN/ap/afp

Deutsche Welle Deutsche Welle

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem