WhatsApp Web corrige falha grave que pode ter afetado 200 milhões

Uma falha no WhatsApp Web pode ter exposto dados de 200 milhões de usuários. A vulnerabilidade, que já foi reparada nas versões mais recentes do mensageiro, permitia que criminosos conseguissem acesso ao computador da vítima com um simples vCard (arquivo .vcf, padrão para o compartilhamento de informações de contato). A descoberta é da empresa de segurança Check Point.


WhatsApp Web pode ter colocado
200 milhões de usuários em risco
(Foto: TechTudo/Lucas Mendes)
Para invadir o computador da vítima, os hackers enviavam cartões virtuais através do mensageiro. Os vCards, que guardam informações de um contato (nome, e-mail e etc), possuíam códigos maliciosos que, quando ativados pelo usuário, provocavam a infecção do computador com o vírus do tipo ramsomware (sequestrador), que exige o pagamento de uma quantia em dinheiro para que o dispositivo e o HD com os dados da vítima sejam liberados pelos criminosos.

A falha foi relatada ao WhatsApp no dia 21 de agosto e uma correção para o problema foi lançada no dia 27 do mesmo mês. Segundo a Check Point, os detalhes sobre essa vulnerabilidade só foram divulgados agora, em setembro, para garantir que atualização promovida pelos desenvolvedores do mensageiro fosse bem sucedida em resolver o problema, sem expor o bug. 

A empresa de segurança elogiou ainda a agilidade do WhatsApp em corrigir a brecha. Para garantir que está fora de perigo, mantenha o WhatsApp sempre atualizado no celular e seu navegador com a versão em dia.


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem