Biografia de José Airton Cirilo é lançada em Icapuí - CE

O livro Companheiro Praiano – 30 anos da vida pública de José Airton Cirilo foi lançado no Centro de Memória Chico Bagre em Icapuí. De autoria do deputado federal José Airton e dos jornalistas Paulo Verlaine e Salomão de Castro, a obra teve o seu lançamento na noite de terça (21). O lançamento integrou a programação alusiva às comemorações pelos 30 anos de emancipação política do município do Litoral Leste cearense.

Foi com muita alegria e receptividade por parte da população local este lançamento do Livro Companheiro Praiano, vale destacar que diversos políticos e lideranças do Estado do Ceará, também se fizeram presentes demonstrando um sucesso total. 

José Airton, em suas palavras, falou da importância desta biografia em relação aos 30 anos de vida pública, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e de uma qualidade de vida melhor da população cearense. Ressalta que o Livro Companheiro Praiano, traz revelações sobre os bastidores da política cearense e os principais fatos de sua vida pública. A obra  também trata da infância, adolescência e de sua participação no movimento estudantil. Também inclui abordagem sobre seu primeiro mandato eletivo, como vereador de Aracati, a luta pela emancipação de Icapuí e suas duas administrações na prefeitura do município criado em 1984. O livro trata ainda de sua eleição como vereador de Fortaleza em 2000 e o período em que exerceu a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

O livro destaca as suas duas candidaturas a governador do Ceará pelo PT, em 1998 e 2002 – quando, de forma inédita no Ceará, a eleição para o Governo do Estado foi decidida em segundo turno. Companheiro Praiano aborda também o trabalho do líder petista no exercício de dois mandatos como deputado federal, a partir de 2007. José Airton encerra suas palavras, que enquanto tiver forças, vai sempre dedicar o seu trabalho para o desenvolvimento e uma qualidade de vida melhor para a população cearense.

Os autores optaram por um estilo leve, alternando momentos dramáticos com lances curiosos e até humorísticos dos fatos políticos, por meio de episódios contextualizados. O livro traz uma retrospectiva da década de 1980, quando José Airton ingressou na vida política, mencionando sucessos musicais da época, fatos referentes à transição da ditadura para a democracia, aspectos culturais e comportamentais que marcaram aquela década.

O livro foi escrito por José Airton e dois jornalistas cearenses. Paulo Verlaine, jornalista, defensor da preservação da memória histórica e sentimental de Fortaleza, além de coautor do outro livro Futebol e Ditadura: a história de Nando, o primeiro jogador anistiado do Brasil. Salomão de Castro, especialista em marketing político, atua na área de assessoria de imprensa.

Confira algumas imagens.


Parabéns dep José Airton

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem