Deputado José Airton e superintendente da Conab/CE apresentam projeto para construção de armazéns no estado

O deputado José Airton e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento do Ceará (Conab/CE), Agenor Pereira, se reuniram com o diretor de operações da Conab, em Brasília, Marcelo Melo, para apresentação de um projeto para construção de armazéns estruturais de lona em municípios do semiárido cearense.

O objetivo da proposta é promover a sustentabilidade da atividade criatória dos plantéis de bovinos, caprinos ,  ovinos, aves e suínos dos pequenos criadores do estado , com a garantia da regularidade da oferta de milho por meio do Programa Venda em Balcão, a partir da construção de armazém graneleiro no município de Quixadá, da recuperação/modernização das unidades armazenadora existentes na Superintendência Regional do Ceará e da construção de armazéns estruturais metálicos, cobertos e fechados lateralmente com lona vinílica, com capacidade para duas mil toneladas.

Segundo Marcelo Melo, o projeto apresentado vem ao encontro da meta da Conab para o ano de 2014, que é a de reformar e modernizar todas as unidades do órgão, inclusive as do Ceará. Por isso, indicou que ele fosse encaminhado ao responsável pelo Programa Nacional de Abastecimento para que possa ser analisado e ver a viabilidade. “ Para que o atendimento não seja interrompido, vamos precisar de construir estruturas mais rápidas como as de lona.”, enfatizou.

Na ocasião, o deputado também destacou a importância de aumentar e melhorar a infraestrutura para a distribuição do milho no estado. Melo elogiou o trabalho realizado no Ceará e disse que é a localidade que mais tem recebido investimentos. “ Este mês já realizamos um leilão de mais de 6,5 mil toneladas, ate´ o final de novembro, pretendemos atender o estado com aproximadamente 20 mil toneladas de milho e de dezembro a janeiro de 2014, chegar a mais de 25 mil ”, destacou.

De acordo com o deputado José Airton, o estado tem um grande potencial para produção do milho, só não é maior por falta de armazéns. Por isso, um trabalho conjunto entre Conab, Ministério do Desenvolvimento Agrário pode contribuir para levar à região as melhorias necessárias. A portaria interministerial  nº 985, de 8 de outubro de 2013 publicada pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda e do Planejamento, que prorroga até 28 de fevereiro de 2014, exclusivamente para as áreas atendidas pela Sudene, o amparo previsto pela Política de Garantia de Preços Mínimos também vem atender com as demandas no estado.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem