Universidade Federal de São Gonçalo do Amarante é proposta pelo deputado José Airton Cirilo (PT)

05/07/2013 - Uma luta abraçada pelo Jornal Grande Porto começa a ser travada em Brasília para implantação de um Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) na área do Complexo Industrial e Portuário Governador Mário Covas. O Grande Porto conversou com o deputado federal José Airton Cirilo (PT) sobre a importância de uma articulação política para abertura de canais voltados a viabilizar um campus da UFC na região portuária.


José Airton não perdeu tempo, acatou a sugestão e pôs os pés na estrada em direção ao Ministério da Educação: ele apresentou projeto de indicação propondo a criação da Universidade Federal do Complexo Portuário. O projeto de indicação, encaminhado ao Ministro Aloísio Mercante, na última terça-feira, recebe o número 4924. A Universidade Federal do Complexo Industrial e Portuário teria como sede a cidade deSão Gonçalo do Amarante.

A grande quantidade de indústrias e empresas que chega ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém atrai mão de obra de várias cidades brasileiras e a Universidade, como argumenta o deputado José Airton Cirilo, abre as portas para aprofundamento do conhecimento, cria novos laços entre iniciativa privada e as comunidades e gera oportunidades de formação profissional para novas gerações.

Ao conversar com a reportagem do Jornal Grande Porto, José Airton destacou que as regiões contempladas com campus avançados ou mesmo universidades públicas passaram por uma verdadeira transformação. A revolução econômica, segundo ele, na área do Pecém, justifica, também, a chegada de uma universidade federal. Ele argumenta que a luta é árdua, mas o resultado, quando alcançado, muda por completo a vida da comunidade.

''A instituição surgiria do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC) e irá prover a Região Portuária e Industrial, muito importante no estado, beneficiando outros municípios e a população que não conta com Campus Universitário'', disse José Airton, na justificativa do projeto apresentado na Câmara Federal. Airton propôs, ainda, a criação da Universidade Federal da Ibiapaba.

Quanto ao Complexo Portuário do Pecém, o deputado solicitou, também, por meio de requerimento, um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para formação e capacitação de mão de obra qualificada de nível superior destinada à refinaria e ao setor siderúrgico.


Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem