Deputado José Airton faz discurso proferido em 17.07.13 - "VIOLÊNCIA NO CEARÁ"


CÂMARA DOS DEPUTADOS, 
Sessão: 214.3.54.
Orador: Deputado JOSÉ AIRTON

O SENHOR PRESIDENTE (Izalci) - Com a palavra o Deputado José Airton.


O SR. JOSÉ AIRTON (PT-CE. Sem revisão do orador.) 
- "Sr. Presidente, eu venho a esta tribuna, mais uma vez, para relatar a situação crítica da violência que estamos vivenciando no Estado do Ceará. 

No mês de abril, fiz um pronunciamento desta tribuna, em que falei desse tema e reproduzi o artigo do grande jornalista e colunista Fábio Campos, dizendo que, no Ceará, mata-se mais do que no conflito Israel e Egito. Ele fala do grave problema da violência no Estado em que 12 pessoas, em média, morrem todos os dias. Morreram 10 delas em função de homicídio doloso e 02 em função de acidente de moto. No total, foram 4.452 mortes em apenas um ano de nossa guerra cotidiana. O colunista ainda diz que em 2013 esses números são ainda maiores.

Nesse final de semana, Senhor Presidente, ocorreu mais uma assassinato. O Padre Élvis Marcelino de Lima foi mais uma vítima da violência e morreu assassinado em uma tentativa de sequestro relâmpago na praia de Iracema. 

Somente este ano, a praia de Iracema, em Fortaleza, registrou, pelo menos, 06 homicídios. Foram 02 assassinatos em março, um em abril, um em junho e dois em julho. Em Fortaleza, são 66 homicídios por cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde considera tolerável 06 homicídios por 100 mil habitantes. Acima de 10 assassinatos, a situação é classificada como epidêmica. 

Portanto, esse é um quadro que estamos vivendo no Estado do Ceará.

Por isso, eu quero aqui colocar essa grave situação.

Senhor Presidente, quero aproveitar a visita do Papa Francisco para que ele possa, junto com o povo brasileiro, rezar ainda mais e trazer as suas bênçãos, a fim de trazer paz e tranquilidade para as famílias. Um dos temas de maior gravidade que nós estamos vivenciando é a insegurança das pessoas. Eu creio que a visita do Papa, neste momento, vem em boa hora, saudando a Jornada Mundial da Juventude, mas fazendo a reflexão de que é preciso ter paz e tranquilidade nas famílias do nosso País.

Então, saudamos aqui a visita do Pontífice e que ele possa trazer as suas bênçãos. E que Deus tenha misericórdia do nosso povo.

Muito obrigado."

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem