Vereadores criticam Decreto do reajuste das taxas dos feirantes em sessão na Câmara

Imagens/Junior Pentecoste
Aconteceu na Câmara Municipal de Pentecoste, nesta quinta (07), sessão ordinária que teve apresentação de três projetos de Lei, para serem encaminhados a Comissão de Constituição e Justiça e orçamento da Câmara Municipal de Pentecoste. São eles e aprovados:
  •  Projeto de Lei nº 03/2013, que dispõe sobre a Revogação de parte das leis nº 421/93; 606/2006 e 632/2008 que dispõe sobre a Política Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Pentecoste.
  •  Projeto de Lei Municipal nº 04/2013, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a Criar o Programa Municipal de Desenvolvimento da cadeia produtiva da Aquicultura familiar, bem como utilizar recursos na promoção de apoio e incentivo a atividade.
  •  Projeto de Lei nº 05/2013, que trata da abertura de Crédito Especial ao vigente orçamento do município de Pentecoste, destinado à manutenção da Banda de Música Municipal.
  •  Apresentado também um Projeto de Resolução que Regulamenta a aplicação da Lei Federal nº 12.527, de 18/11/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – no âmbito da Câmara Municipal de Pentecoste.

Tivemos a presença dos vereadores:
Roberto Leite, Burico, Manoel Forte, Célio Campelo, Daniel do Zé Gomes, Valedelice, Gardel, Daniel Castro, Deca, Zezinho Xavier, Vicente do Zuza e Zeca Mota. Ausente apenas o vereador Chico Miguel, que encaminhou a Câmara um atestado médico de 15 dias e com a informação por parte da Presidenta Valdelice, que o mesmo já está com um laudo médico e seu afastamento deve ser por uns seis meses, para tratamento de saúde.

O ponto crítico da sessão foi os feirantes reclamarem sobre o aumento da taxa, em que a prefeitura proporcionou através de um decreto. O vereador Deca disse que nenhum projeto será votado que venha a prejudicar o povo e disse que foram abusivos os valores cobrados. Já o vereador Vicente do Zuza, falou que é inconstitucional essa medida através de decreto. Já o vereador Célio Campelo, que está solidário aos feirantes e sugere a Câmara em tirar essa taxa, isentar os feirantes de qualquer pagamento; não está contra a prefeita e sim a favor do povo. O vereador Roberto Leite, falou que a prefeita intervenha nas fiscalizações do Detran aos sábados. O vereador Zezinho Xavier, parabenizou a presidenta da Câmara, vereadora Valdelice, pelo bom trabalho que está sendo desenvolvido por ela e disse que os vereadores estão contra o decreto do aumento das taxas no caso dos feirantes e elogiou o Glayson Guimarães, pelo bom trabalho a frente da Secretaria de Agricultura. O Líder da Prefeita na Câmara o vereador Daniel Castro, falou sobre os feirantes, os tributos, falou da constitucionalidade do Decreto na Constituição Federal e que defende a presença de um advogado sobre leis, para estar presente na próxima sessão e dar um parecer técnico sobre o assunto e também não concorda com as taxas. O vereador Zeca Mota, falou que apóia e vota a favor do projeto da Secretária de Cultura, bem como todos os vereadores estão apoiando este projeto pela manutenção da Banda de Musica municipal e cobra a presença da Banda nas datas de eventos públicos e importantes do município. O vereador Daniel do Zé Gomes, destaca em suas palavras, seu projeto em homenagear com título de cidadã pentecostense á Maria Zélia Mota, como a primeira mulher a ser deputada estadual do Ceará. Também disse que não vai aceitar medidas arbitrárias e que a prefeita repense o decreto e confia na sua sensibilidade.

Após a palavra dos vereadores, a presidenta da Câmara, Valdelice Braga concedeu o momento da representante dos feirantes Maria Regina de se pronunciar sobre as taxas. A feirante disse que é um absurdo o que estão cobrando, não existe nenhum benefício da prefeitura neste sentido e não concorda com as taxas. Até o banheiro é sujo e inadequado e que a prefeita reveja este caso e deixa seu protesto.

A presidenta da Câmara Municipal Valdelice Braga como mediadora veio em defesa do Executivo e demonstrou através de suas palavras que não foi à intenção da prefeita em querer prejudicar ninguém e com certeza, vai até a prefeita, para rever esse caso e também intermediar uma reunião entre a prefeita e os feirantes. Também mencionou que a prefeita estaria nesta sessão, mas por motivos de ter passado mal na Serrota, justificou sua ausência. A presidenta Valdelice Braga, ainda em suas palavras, parabenizou a Câmara e os vereadores em geral, destacou como o povo está sendo tratado na Câmara, das melhores condições... Falou ainda da certeza que a prefeita tem em fazer o melhor, o certo e dentro desta linha de ajudar a população; disse das condições dos feirantes que não é adequado e é compromisso da administração em melhorar e reformar... Falou ainda que se houver abusos, vamos ajudar a intermediar e encerrou a sessão.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem