CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL


Por: Valdemiro Soares

Nenhum partido político no Brasil chegou ao poder central sem um projeto de governo factível e realmente viável.
A atual oposição ao governo federal, principalmente formada por PSDB, DEM E PPS, encolhe ano a ano. Estes, nas últimas eleições municipais apresentaram apenas 18% do total de candidaturas ao executivo. Na primeira eleição municipal com Lula na Presidência, em 2004, os três partidos tinham 30% dos postulantes.

Em 55% das cidades brasileiras, nas últimas eleições municipais, os três partidos citados não apresentaram, sequer, candidatos ao executivo. Em 2008, eles tinham 40% dos concorrentes.

E O QUE ESTÁ PROVOCANDO O ENCOLHIMENTO DA OPOSIÇÃO?

Primeiro, a oposição enfrenta um forte governo federal, com quase 80% de aprovação popular. Um governo que, na medida do possível, tem atendido as expectativas da população. Claro que ainda tem muito a ser feito, principalmente no campo da infra-estrutura, combate a corrupção no serviço público, maior crescimento econômico etc.

Segundo, A OPOSIÇÃO NÃO TEM QUALQUER PROJETO PARA O BRASIL. Ela se limita a desconstrução do governo federal e o ataque injustificável com acusações e calúnias ao ex-presidente Lula, o maior líder político da história do Brasil, que ainda hoje é recebido em todos os países do mundo, por chefes de Estado, como celebridade. Recentemente na França, foi aplaudidíssimo por centenas de acadêmicos que assistiam palestra em festejada universidade daquele país.

O neoliberalismo antes defendido pelo PSDB já não é mais uma novidade e por oito anos desenvolvido, deixou o Brasil menor e nada influenciou na vida das pessoas. Por essa razão, três vezes seguidas recebeu a desaprovação da sociedade.

DEM E PPS nada tem de inovador e o povo não parece disposto a aventurar-se no desconhecido.

O povo parece mesmo esta satisfeito com o governo trabalhista, que também faz seus afagos a classe empresarial ou, pelo menos, não vem demonstrando interesse e volver a experiências passadas.

Conclusão: A oposição no Brasil é fraca, incompetente e sem qualquer poder de criação e reação, comparável ao elefante, que morto, apodrece sobre suas próprias patas. Quando convocam as pessoas para fazer uma manifestação popular contra o governo é deprimente, poucos aparecem. Eles ainda não perceberam que estão sendo enganados pela mídia e que bater no governo e em Lula não rende votos. O povo só aceita mudar de governo quando lhe é apresentado projeto com potencial para superar programa em desenvolvimento.

A oposição padece em profunda agonia.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem