Oposição não consegue convocar investigados na Operação Porto Seguro


BRASÍLIA (Agência Câmara) - A pressão da oposição não foi suficiente para garantir a convocação de investigados pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, para prestar esclarecimentos em audiência na Câmara, na próxima terça-feira (4). A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira (28) convite apenas ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para falar na audiência.

O convite foi aprovado com base nos requerimentos dos deputados Mendonça Filho (DEM-PE) e Edson Santos (PT-RJ). A audiência será realizada em conjunto com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Edson Santos afirmou que o ministro Cardozo é a pessoa mais qualificada para explicar o andamento da operação.

Para o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), no entanto, a vinda do ministro será insuficiente se não for acompanhada pelos esclarecimentos dos demais indiciados da operação. Entre eles, a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha, suposta integrante de organização criminosa que se infiltrou em órgãos federais para fraudar pareceres técnicos.

Ex-presidente Lula
O líder do PPS disse que também são necessárias explicações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito de sua relação profissional com Rosemary. "É hora de ele falar a respeito de alguém da sua intimidade, da sua relação, porque quem chefia um gabinete de trabalho tem toda a intimidade no dia a dia, não só profissional, mas também de relações de família. É importante que ele venha esclarecer as graves denúncias que pesam sobre a secretária que trabalhou com ele desde 2003, quando começou o primeiro mandato do presidente Lula", disse Bueno.

Já o deputado Edson Santos criticou eventuais interesses político-partidários relacionados à proposta de convocação do ex-presidente Lula. "O que há é um interesse da oposição que, sem ter mais nada a fazer do ponto de vista de questionamento ao governo, é de politizar essa questão. A oposição busca fazer disso uma bandeira política", disse Santos.

A presidente Dilma Rousseff já determinou a exoneração ou afastamento de todos os servidores envolvidos com a Operação Porto Seguro. A operação, deflagrada no dia 23, resultou, até o momento, no indiciamento de 18 suspeitos.
O Repórter

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem