Beltrame anuncia ocupação da favela do Rato Molhado, próxima ao Jacarezinho


Secretário de Segurança, porém, não sabe data da ação policial
O secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que as forças de segurança estudam a ocupação da favela do Rato Molhado, vizinha ao Jacarezinho e ao Complexo de Manguinhos, comunidades tomadas das mãos do tráfico de drogas na madrugada deste domingo (14). O anúncio da ocupação surgiu quando Beltrame respondeu a perguntas de internautas através do Twitter do Governo do Estado.
— [A ocupação no Rato Molhado] ainda não foi feita porque
precisa ser feita no seu tempo. Uma ocupação exige esforço das policias e ainda existe o fato de mexermos com a esperança dos moradores dessas áreas. O projeto tem de ser preparado para dar tranquilidade, pois a ocupação é uma atitude definitiva.
A favela do Rato Molhado, comandada pela mesma facção que controlava o tráfico no Jacarezinho, é um dos prováveis esconderijos dos criminosos que fugiram nos últimos dias por causa da ocupação policial na região.
Em coletiva concedida momentos após a cão policial no Jacarezinho e no Complexo de Manguinhos, Beltrame disse que “a partir de hoje, não temos mais a ‘Faixa de Gaza'”. As principais vias que dividem as duas comunidades, Leopoldo Bulhões e Dom Hélder Câmara, foram chamadas de “Faixa de Gaza” por causa da violência na região, uma referência aos conflitos na região do Oriente Médio.
O secretário ainda elogiou o trabalho de inteligência das polícias, ressaltando que as duas regiões foram ocupadas sem que nenhum tiro fosse disparado e ninguém fosse ferido.

— A inteligência funcionou muito bem. A atuação da polícia em outras regiões foi muito proveitosa. Tivemos uma postura de quem procura preservar a vida. Queremos levar paz às pessoas. É importante que as pessoas denunciem os locais onde estão escondidos marginais, armas e drogas. Precisamos que a população ajude a sua polícia. É uma vitória importante para a sociedade.
"UPP não vai acabar com tráfico"

Perguntado sobre a possível presença do tráfico na região, a exemplo do que ainda acontece em outras comunidades ocupadas e onde há UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), Beltrame foi enfático:

— A UPP não vai acabar com o tráfico. A UPP vai levar paz às comunidades. Os papéis se inverteram. Hoje, o estranho na comunidade é o bandido. Temos muito mais pontos positivos do que negativos. O que se conseguiu foi a liberdade de ir e vir das pessoas.

Beltrame afirmou também que a ocupação do Complexo de Manguinhos pela PM será mantida até a inauguração da UPP, o que deve acontecer em janeiro de 2013. Já no Jacarezinho, a Polícia Civil não vai permanecer 24 horas por dia, mas vai fazer operações diárias. A UPP do Jacarezinho deve ser inaugurada pouco depois da UPP Manguinhos.
Bandeira do Brasil na favela
A Secretaria de Segurança Pública informou que os complexos de Manguinhos e Jacarezinho já estão sob o controle das polícias Militar e Civil. Os dois complexos, alvos da operação Pacificação Manguinhos, foram recuperados pelas forças policiais às 5h, com apoio de fuzileiros navais e efetivos da Polícia Rodoviária Federal, sem encontrar resistência, o que permitiu o domínio dos dois territórios em apenas 20 minutos.

Pelo menos 2.042 agentes de segurança, entre policiais e fuzileiros navais, participaram da operação Pacificação Manguinhos, que marca a fase de ocupação das comunidades de Manguinhos, Mandela e Varginha, além de Jacarezinho, preparando-as para receber em alguns meses uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) – a 29ª UPP do Estado. Pelo dez traficantes são procurados na região.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem