2011: um ano movimentado para a política nacional e local; com Crises, escândalos, greves: 2011 deixa marcas para a Prefeitura de Fortaleza, Governos do Estado, Federal e minicípio de Pentecoste


No primeiro ano do seu segundo mandato, o governo Cid Gomes (PSB) passou por episódios que arranharam a sua imagem internamente. Ao mesmo tempo, porém, grandes obras de infra-estrutura estão em andamento para receber a Copa 2014, na qual o Ceará será uma das principais sub-sedes. Na avaliação de especialistas, o governo mostrou em 2011 um posicionamento autoritário e ditador, fruto principalmente da falta de oposição.

Em 2011, o governo enfrentou uma difícil negociação salarial com professores da rede estadual de ensino e com policiais civis e militares (esta até o momento sem solução), e se envolveu em escândalos como...
o dos kits sanitários. No entanto a oposição não conseguiu instaurar uma Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) para investigá-los; onde a maioria é subordinada, como os exemplos que temos em câmaras de vereadores municípios afora... Pentecoste não é diferente.

Destacamos como um dos pontos negativos na política cearense a atuação da oposição, ou a falta dela.
“A população não sente que há oposição. E não se pode falar em democracia se não houver uma oposição consistente”. Podemos observar há falta de transparência no governo Cid Gomes. “Tem algumas acusações muito sérias que não foram resolvidas, como o problema dos banheiros e dos empréstimos consignados”. Do lado positivo destacam-se as obras de infra-estrutura.

O grande episódio do ano foi à greve dos professores. Nesse caso, avalia-se que houve um “silêncio total” do PT, que em outras ocasiões era um forte ator que atuava ao lado dos sindicatos. Por parte do governo, uma criminalização das manifestações, tanto na dos professores como na dos policiais; lembrando que na época dos professores, “ELE o Governador”, mandou baixar a “péia” nos professores e agora por que o Senhor Governador Cid Gomes, não manda baixar a “péia” na polícia?! Se mandar, leva bala...

O governo Cid Gomes sinaliza para uma forma de governar “não democrática”. Vejam no quesito Área de Segurança criada em torno da residência oficial do governador. “Aquilo é público. Mas só é Área de Segurança quando tem manifestação. Quando tem show, não é”.

Apesar de considerar que 2011 foi um bom ano para o Ceará, a longa greve dos professores do ensino médio do Estado foi um ponto “muito negativo” para o governo estadual. “Faltou sensibilidade do governo com os professores, (...) a categoria foi muito maltratada”. “Foi um problema de negociação”.

O nome de maior destaque na política local em 2011 foi o Deputado Heitor Férrer, pela oposição consistente e coerente ao governo Cid. “Heitor Férrer tem feito um trabalho importante quase solitário, apesar do discurso dele morrer no discurso. De qualquer forma teve um bom desempenho”, não viu nenhum nome de destaque no cenário local.

Prefeitura de Fortaleza
O destaque na administração de Fortaleza foi à presença das comunidades no Orçamento Participativo da Prefeitura, que para ela é um “trabalho de formiguinha”, fundamental para os bairros da cidade. Em 2011, a prefeita Luizianne Lins (PT) conseguiu fazer tudo aquilo que não conseguiu nos outros anos de seu mandato. “Agora as coisas estão começando a andar. E de qualquer forma esse foi o melhor ano dela”.

A prefeita se esforça para eliminar a oposição na Câmara Municipal, no que ele qualifica como “o modo operante do PT” de atuar. Para ele, a oposição na Câmara não tem propostas. Devido a “ações cosméticas”, para melhorar a maquiagem e a imagem da cidade, “a prefeita vai terminar o ano com a sua melhor avaliação”.

2011 marcaram certa recuperação da imagem da prefeita Luizianne Lins. Cid Gomes, por sua vez, teve o ano mais complicado em termos políticos. Já Dilma conseguiu manter popularidade apesar dos escândalos de corrupção em seus ministérios.

Pentecoste em sua política local teve aí notícias e denúncias de várias irregularidades; como a queima de medicamentos, que repercutiu fora da região do Vale do Curú, Operação Gárgula III e Operação Província da PF, RF e MP, no tocante a processos licitatórios irregulares com algumas empresas do grupo “moraizinho”, Tivemos também descobertas de empresas laranja e fantasmas em Pentecoste...  Também tivemos o episódio das contas desaprovadas pelo TCM; onde foram escandalosamente aprovadas em seção extraordinárias pela Câmara de Pentecoste, mostrando um legislativo aliado ao Executivo e não com transparência ao povo e ao certo...

Algumas melhorias em termos gerais, como na saúde, educação, infra-estrutura; temos que confirmar... Algumas mudanças, aos personagens políticos, cassação do vereador Araújo, e grandes esperanças em renovação política e políticos no quadro de Pentecoste.

Mostrando que o povo está mais ciente, devido aos portais de transparências na internet, diversos Blogs diabólicos ou não, mas com grande contribuição dentro da sociedade Pentecostense, as redes sócias em geral, bem como os meios de comunicação no município.

Esperamos aí grandes novidades no campo político em Pentecoste, seja na renovação; bem como na justiça das leis sérias de nosso país.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem