EDITOR RESPONSÁVEL: JORNALISTA CLOVIS ALMEIDA - MTE/3416 - CE

Sala de Imprensa Todos pela Água e o Livro Caminho das Águas são lançados pelo Governo do Ceará

Escrito por Junior Pentecoste Ligado . Publicado em Ceará

 
Em evento para convidados e para a imprensa, o governador Camilo Santana enfatizou a importância de documentar a trajetória de um Estado que, atualmente, transita pelo sexto ano consecutivo de seca. “O livro não registra somente ações importantes, criativas e inovadoras, como o reúso de água; ele traz homens e mulheres que convivem com essa realidade”, disse. Já a Sala de Imprensa permite o acesso às medidas que o Governo do Ceará tem tomado na área de recursos hídricos, além de colaborar com a produção jornalística.
 
“Tudo que faço é porque aprendi na pele. A seca e a chuva fazem parte da gente, então temos que lidar com elas”. O ensinamento é do agricultor Antônio Claudino, o Gago, de 53 anos, e foi reproduzido pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (12), no Palácio da Abolição, durante o lançamento do livro Caminho das Águas – Histórias de convivência com a seca no Ceará. Além do obra, que narra não só a persistência do homem de Crateús, mas o percurso da resistência dos cearenses diante do semiárido, foi lançada, na ocasião, a Sala de Imprensa Todos pela Água, plataforma que traz conteúdos transmídias sobre as políticas públicas de recursos hídricos no Ceará.                                                    

Confira abaixo o áudio do governador Camilo Santana.

 
Também presente na solenidade, o chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, especificou algumas questões a respeito do material impresso. “Ele mostra a resistência de toda a nossa população; viver no semiárido não é fácil, é extremamente árduo. E essa resiliência produziu uma civilização extremamente criativa, empreendedora”, certificou.
 
O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, somou: “O livro registra essa ideia da água em diversos níveis, desde o pequeno produtor rural, passando pela irrigação, e o abastecimento humano”. Além disso, o titular da SRH elogiou o caráter literário da produção, que teve como alicerce as narrativas de Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos.

Saiba mais

O livro Caminho das Águas – Histórias de convivência com a seca no Ceará é dividido em três atos (Filhos do Sertão, Água da grande cidade e Ceará Inventivo) e narra, também, causos esquecidos pelo tempo – histórias de retirantes que tentavam driblar a fome, a seca, e que viveram as angústias dos Campos de Concentração espalhados pela Capital e pelo sertão. A produção, que teve patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), é de uma parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Cultura.

Confira apenas a citação de três cidadãos do campo e como a convivência com o homem do campo, nos ensina.

"Eu nunca perco a coragem de enfrentar o tempo que for, quem do rio vive não tem do que reclamar. Tem gente que precisa ter posse, dinheiro, não sei o quê. Eu, não. Quem é criado como eu fui, como meus filhos foram, como meus netos serão, só precisa de decência". João Monte, 57 anos - Banabuiú
"A honestidade é o único valor que um homem pode carregar para onde for, o importante é não ter. É poder ter. Quem vive de posse, no fundo, no fundo, não tem nada". Antônio Claudino (Gago), 53 anos - Crateús
"Foi com o presidente Lula, que os pobres, que não comiam rapadura, começaram a pôr na mesa carne comprada com o próprio dinheiro". Antônio Rodrigues da Silva, 78 anos - Quixeramobim

O Livro Caminho das Águas, é emocionante e traz um aprendizado dentro da realizade vivida de forma nua e crua.

Antônio Rodrigues da Silva, 78 anos - Quixeramobim
Trecho do Livro Caminho das Águas
 
O chefe de Gabinete esclareceu, ainda, o papel da Sala de Imprensa Todos pela Água, plataforma que reúne temas ligados aos recursos hídricos do Ceará. “Vai servir tanto para a população, como para jornalistas, que podem complementar suas análises sobre o fenômeno da seca”, afirmou Batista, reforçando a contribuição do Grupo de Trabalho de Contingência, formado no início do governo Camilo Santana, para traçar estratégias de convivência com a aridez extrema.

Sala de Imprensa

O site Todos pela Água compila, diariamente, informações relativas às políticas públicas de recursos hídricos no Ceará. Este agrupamento de dados vem para facilitar o acesso do cidadão aos passos que estão sendo tomados na área e, principalmente, para colaborar com o trabalho da imprensa regional e nacional. A ferramenta possui matérias jornalísticas e reportagens especiais em diversos formatos, como fotos, áudios com sonoras, vídeo, apresentações e documentos para download. O conteúdo poderá ser baixado mediante cadastro no próprio site.
 
Estiveram presentes no evento de lançamento, ainda, os presidentes da Cagece, Neuri Freitas; da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias; os secretários do Meio Ambiente, Artur Bruno, e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá. Representando a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), marcou presença o deputado Yuri Guerra. O editor do livro Caminho das Águas, Benedito Teixeira, também esteve na solenidade.

Tags: governo do estado Ceará governador camilo santana recursos hídricos Sala de Imprensa Todos pela Água Livro Caminho das Águas

INTERNET DE QUALIDADE - CLICK NA IMAGEM