EDITOR RESPONSÁVEL: JORNALISTA CLOVIS ALMEIDA - MTE/3416 - CE

Deputado federal José Airton Cirilo, em reunião com o Grupo Gestor Rota das Falésias. Matéria com áudio

Escrito por Junior Pentecoste Ligado . Publicado em Ceará

 
O deputado federal José Airton Cirilo, esteve nesta sexta feira (18) reunido com o Grupo Gestor Rota das Falésias (empresários do ramo de hotelaria, pousadas e profissionais de Turismo do CE/RN) e também com representantes do SEBRAE – CE, para dinamizar as ações da Rota das Falésias, essa reunião aconteceu na Barraca Chega Mais Beach em Canoa Quebrada – CE.
 
O debate caloroso envolveu as complexidades: infraestrutura, eventos, gastronomia, outras atividades e também estabelecer as prioridades, para que se possam aprovar os recursos no orçamento da união, que poderá ser direcionado para as instituições, ou para o governo dos estados ou dependendo do que for para os municípios também. Essa é a discussão que o deputado apresentou inicialmente para os componentes do Grupo Gestor da Rota das Falésias trabalhar  urgentemente essas atividades com os empresários e políticos da região. 
 
O deputado conseguiu aprovar como membro na comissão mista de orçamento e no congresso nacional, que a Rota das Falésias esteja como uma das prioridades dentro do orçamento da união, pois vai gerar muitos empregos, desenvolvimento e economia em 13 municípios dos dois estados, sendo oito municípios no Ceará e cinco municípios no Rio Grande do Norte, além de alavancar ainda mais o turismo nestas regiões.
 
O nobre parlamentar, já esteve também tratando deste assunto com o Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pínho, sobre a aprovação desse recurso e mostrando a importância do fortalecimento da Rota das Falésias, tendo em vista que essa região tem um grande potencial turístico, além de dois fatos importantes que vão contribuir, será a duplicação da CE 040, ocasionando um fluxo maior de turistas e também, de acordo com o próprio secretário, em breve (aproximadamente uns seis meses) o devido funcionamento do aeroporto de Aracati que terá condições de receber aviões de grande porte, ligando a cidade de Aracati com o Brasil e o mundo. Obra também que o deputado teve atuação de fundamental importância na época do governo de Cid Gomes. 
 
Nesta reunião, tivemos a participação de políticos da região do CE e também do RN, além dos que compõem as Ações Comerciais: Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí, Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, Cooperativa de Transporte Escolar, Fretamento e Turismo do Estado do Ceará, Associação Beberibense da Indústria do Turismo, Associação de Empreendimentos de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel, Associação de Empreendimentos Turísticos de Aquiraz, Costa Leste Convention e Visitors Bureau, Representantes do Segmento de Esportes de Aventura, Mossoró Convention Bureau – ACIM, Associação Comercial e Industrial de Mossoró e representantes da imprensa local e estadual. 
 
Aproximadamente 250 km de litoral e 43 praias do Ceará e Rio Grande do Norte, praias com águas calmas, lagoas, fontes de águas naturais e águas térmicas, gente acolhedora, vida noturna e deliciosa gastronomia, excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e barracas de praia, falésias de areias coloridas, dunas com areias brancas, praias a perder de vista, coqueiros e um mar verdinho de águas mornas e límpidas. O que já era irresistível na Rota das Falésias ficou ainda mais sedutor com a inclusão de atrativos do Rio Grande do Norte ao roteiro, que agora é composto também pelo Polo Costa Branca. Aos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí  juntaram-se as cidades potiguares de Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró.
 
A ideia é usar estratégias mercadológicas para transformar o roteiro em um produto turístico ainda mais rentável e comercialmente viável, contribuindo para a melhoria da estrutura e a qualificação dos serviços oferecidos, para explorar todo o potencial da região. 
 
Nesse trabalho conjunto, do lado potiguar, ganharam destaque programações como o Encontro de Voo Livre na Falésia da Pedra Grande, além dos festejos juninos de Mossoró, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), programada para setembro também em Mossoró.
 
Do lado cearense, serão enfatizados eventos importantes no calendário turístico da região como o tradicional Festival da Lagosta de Icapuí, o Festival Canoa Blues, o Festival da Sardinha e o Pindorecana, bem como outras iniciativas como o Festival de Cantadores e Repentistas de Aracati, o Festival do Camarão de Quixaba e o Festival de Marisco de Fortim.
 
Para o turista, a integração aumentou as possibilidades de lazer e diversão. Afinal, ele terá a oportunidade de encontrar um território ampliado para 250 quilômetros e 43 praias, atrativos como as praias do Porto das Dunas, Águas Belas, do Presídio, Majorlândia, Morro Branco, Praia das Fontes, Uruaú, Canoa Quebrada, Quixaba, Redonda, Peroba, Barreiras, Ponta do Mel, São Cristovão, em Areia Branca, e Tibau, além das águas termais de Mossoró, as salinas com imensos morros brancos e atrações como os locais que abrigaram as lutas com o bando de Lampião.
 
A Rota das Falésias é um dos roteiros de empreendimentos entre hotéis e pousadas (350 estabelecimentos aproximadamente), contando com 17.850 leitos disponíveis, 45.145 assentos em bares, barracas e restaurantes e 46 associações com 1.444 integrantes, incluindo, bugueiros, taxistas e artesãos.
 
O deputado José Airton já conseguiu aprovar na Lei de diretrizes orçamentária, os recursos para a Rota das Falésias, falta apenas aprovar o valor destinado.
 
Ouça abaixo o áudio do nobre parlamentar, em entrevista.
 
 
 

Tags: Ceará economia praia desenvolvimento deputado federal josé airton cirilo Rota das Falésias Rio Grande do Norte turismo diversão geração de emprego e renda

INTERNET DE QUALIDADE - CLICK NA IMAGEM