Sem tempo para julgar Cunha, juízes brasileiros focam no que realmente importa: bloquear o WhatsApp

WhatsApp é bloqueado no Brasil após decisão da Justiça do RJ. Decisão de magistrada alega que empresa não cumpre ordens judiciais e trata o país como "republiqueta"

Pela terceira vez em menos de um ano, o serviço do WhatsApp é suspenso no país devido a uma decisão judicial. As empresas de telefonia foram comunicadas na manhã desta terça-feira da decisão da juíza e o bloqueio começou a ser feito no início da tarde de hoje, de acordo com a organização que representa as teles, a SindiTelebrasil.

A decisão da juíza tem a ver com a criptografia do aplicativo. A magistrada pede que as mensagens de pessoas investigadas sejam interceptadas antes de passarem por criptografia.

Em trecho do texto da decisão, consta que o juízo "requer, apenas, a desabilitação da chave de criptografia, com a interceptação do fluxo de dados, com o desvio em tempo real em uma das formas sugeridas pelo MP, além do encaminhamento das mensagens já recebidas pelo usuário e ainda não criptografadas, ou seja, as mensagens trocadas deverão ser desviadas em tempo real (na forma que se dá com a interceptação de conversações telefônicas), antes de implementada a criptografia."  

As empresas iniciaram a suspensão do serviço às 14h. A Vivo anunciou o bloqueio pelo Twitter.


Em abril deste ano, o WhatsApp implementou uma tecnologia de segurança chamada de criptografia de ponta-a-ponta. Assim, as mensagens só podem ser lidas por quem as envia e quem as recebe. Segundo a empresa, nem mesmo o próprio WhatsApp teria acesso às mensagens dos seus usuários.

A magistrada também diz que a empresa trata o Brasil como "republiqueta" e questiona se nos Estados Unidos, país de origem do WhatsApp, ordens judiciais sejam tratada com "deszelo".

O CEO do WhatsApp, Jan Koum, manifestou-se por meio de sua página no Facebook, nesta tarde, lamentando, novamente, a decisão.


app-facebook
Jan Koum
há 3 horas
We're working to get WhatsApp back online in Brazil. It's shocking that less than two months after Brazilian people and lawmakers loudly rejected blocks of services like WhatsApp, history is repeating itself. As before, millions of people are cut off from friends, loved ones, customers, and colleagues today, simply because we are being asked for information we don't have.

Veja a mensagem traduzida:

"Estamos trabalhando para reativar o serviço no Brasil. É chocante que menos de dois meses depois que os brasileiros e os legisladores fortemente rejeitaram o bloqueio de serviços como o WhatsApp, a história esteja se repetingo. Como anteriormente, milhões de pessoas foram desconectadas de seus amigos, seus entes queridos, clientes e colegas hoje, simplesmente, por que estão pedindo informações que não temos."

zh.clicrbs

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem