Prefeitura de Fortaleza: oposição venceria em 2016, aponta Ibope

A primeira pesquisa do Ibope sobre as intenções de votos à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2016 aponta a vitória da oposição na disputa contra o prefeito Roberto Cláudio, que está trocando o PROS pelo PDT. Em um dos cenários da pesquisa, contratada pelo PMDB e realizada entre os dias 7 e 10 de setembro, o deputado estadual Heitor Férrer, filiado ao PDT, mas a caminho do PSB, aparece com 18% das intenções de votos, seguido pelo Capitão Wagner (PR), com 15%, e pelo deputado federal Vitor Valim (PMDB), também, com 15%.

O deputado federal Moroni Torgan (DEM) é citado por 12% dos entrevistados, enquanto, em quinta colocação, aparece o prefeito Roberto Cláudio, com 9%. Roberto é candidato à reeleição. A pesquisa cita, ainda, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), com 8%, Renato Roseno (PSOL) – 5%, Ronaldo Martins (PRB) e Walter Cavalcante (PMDB), 2%, cada. Outros três nomes aparecem com 1% – Gaudêncio Lucena (PMDB), Mayra Pinheiro (PSDB) e Agenor Neto (PMDB).

O Ibope ouviu 504 eleitores, com idade acima de 15 anos e a pesquisa tem uma margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos sobre o total da amostra, com 95% de intervalo de confiança. De acordo com os números do Ibope, 33% dos eleitores não demonstram nenhum interesse pelas eleições de 2016, enquanto 24% manifestam-se com interesse médio, 21% com pouco interesse, e 20% com muito interesse. Um total de 2% não respondeu ou não soube responder à pergunta.

Cenário 02
Em segundo cenário, com menos candidatos, o Ibope revela Capitão Wagner, em primeiro lugar, com 21% das intenções de votos, seguido de Vitor Valim (20%), Heitor Férrer (18%), Moroni Torgan (14%), Roberto Cláudio (8%) e Renato Roseno (6%). Os votos em branco e nulos somam 9%, enquanto 3% dos eleitores não quiseram ou não souberam responder.

Cenário 03
O Ibope ouviu, ainda, os eleitores na pesquisa estimulada – os nomes são citados e os entrevistados respondem em que candidato votaria. Nessa simulação, Vitor aparece com 60% das intenções de votos e Roberto Cláudio com 17%. Entre os entrevistados, 21% votariam em branco ou anulariam o voto. Um total de 2% não soube ou não quis responder.

Cenário 04
Em um quarto cenário, o Capitão Wagner ficaria em primeiro lugar com 59% dos votos, e Roberto Cláudio, com 18%. Os índices de votos em branco e nulos, assim como os eleitores que não quiseram ou não souberam responder, somam, respectivamente, 21% e 2%.

A administração do prefeito Roberto Cláudio é considerada ótima ou boa por 17% dos entrevistados, regular por 43% e ruim ou péssima por 39%. A forma como o prefeito administra a cidade é desaprovada por 64% dos moradores de Fortaleza, contra 28% que a aprovam. Os três principais problemas da cidade na opinião dos entrevistados são saúde (70%), segurança pública (59%) e educação (38%).

Em relação ao governo do Estado, a administração do governador Camilo Santana (PT) é considerada ótima ou boa por 21%, regular por 50% e ruim ou péssima por 20%. A forma como o governador administra o Estado é aprovada por 45% e desaprovada por 38%. Já a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) é considerada ruim ou péssima por 70% dos entrevistados em Fortaleza, regular por 20% e ótima ou boa por 9%.

Com informações Ceará Agora.. Via Blog do Kt Santos 

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem