Antimatéria é descoberta em tempestade da Terra

Uma equipe de cientistas descobriram bosões de antimatéria em trovoadas durante uma viagem de avião que pretendia procurar raios gamas. De acordo com Joseph Dwver, físico atmosférico da Universidade de New Hampshire, o avião estava se dirigindo para um “abismo” já que eles tinham detectado ondas de rádio, no entanto ao contrário do que eles estavam pensando, as ondas de rádio não estavam sendo emitidos por humanos – mas sim por uma linha de tempestades.

O avião detectou três picos de radiação gama que tinha uma energia de 511 kiloelectronvolts. A partir daí, os cientistas entenderam que os sinais estavam vindo dos pósitrons – é versão de antimatéria do elétron. O pósitrons tem a mesma massa que o elétron, e tem a carga oposta. Assim chegaram a conclusão que o avião tinha passado por uma pequena nuvem de antimatéria.



A antimatéria é muito rara, ela é destruída quando entra em contato com a matéria comum, por isso é muito difícil detectá-la aqui na Terra. Geralmente os astrônomos encontram a antimatéria em grande quantidade nos buracos negros.

As explicação mais viável para essas estranhas antipartículas, é que os elétrons “cuspiram” elas na velocidade próxima à da luz. Esses elétrons de alta energia podem gerar raios gamas, e se chegarem a certo ponto, eles se transformam em duas ondas de energia: uma em matéria e a outra em antimatéria.
Outra possibilidade é que os pósitrons caem na Terra através dos raios cósmicos. A “garoa” de pósitrons colidem com a atmosfera da Terra e libera raios gama de alta energia que são, então, voltadas para trovoadas.

Artigo traduzido do IFL Science. Via: Novo Cientista 

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem