XV Congresso Estadual de Jornalistas do Interior (ACEJI) em Icó

A Aceji realizou o XV Congresso de Jornalistas do Interior em parceria com o prefeito Jaime Junior na Cidade de Icó.

Na sexta feira (25), ocorreu a abertura oficial por volta das 20h, no Teatro da Ribeira dos Icós; obra neoclássica do arquiteto Henrique Théberge e edificada por seu filho Pedro Théberge  na data de 1860, sendo o mais antigo do Ceará.



No Teatro, houve o Hino Nacional, do Estado e do Município orquestrado pela Banda de Músico Maestro Gonçalo Farias dos Santos. Logo a seguir o Presidente da Aceji João Ferreira cumprimentou a todos dando início ao grandioso evento. Depois houve apresentações culturais da AABB Comunidade, Casa de Cultura de Cedro, Apresentação da Monografia do jornalista e conselheiro da Aceji Gilson Moreira intitulada “Contribuição francesa na formação cultural do Icó-CE”, além de apresentação musical do jornalista e radialista Tony Morais.

Em seguida as boas vindas do prefeito Jaime Junior, e Homenagem ao patrono do XV Congresso Estadual de Jornalistas do Interior, Jornalista João Brígido (in memorian) – Historiador Altino Afonso de Medeiros. Depois houve a palavra das autoridades na mesa principal e entrega de Comendas da Aceji a 10 personalidades.

Em seguida, por volta das 22h, o Arraiá Icoense com o Arrasta-pé da Comunicação, que ocorreu na Casa de Câmara e Cadeia e que também foi comemorado o aniversário de 52 da Aceji com direito a bolo, confraternização e muita festa.

No sábado (26), após o credenciamento e a composição da mesa, o presidente da Associação Cearense de Jornalistas do Interior – ACEJI, João Ferreira saudou a todos os presentes no XV Congresso Cearense de Jornalistas falando da expectativa para o Congresso realizado em Icó, dando destaque a importância da qualificação profissional que os presentes teriam durante o evento, que aconteceu na EEP. Dep. José Walfrido Monteiro.

A primeira palestra do dia, foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Ceará Idevaldo Barbosa, que por sua vez, falou sobre a Ética profissional do Jornalista citando o caso da Escola Base em São Paulo que no ano de 1994, em que duas mães denunciaram donos de uma escola infantil por abuso sexual. A TV Rede Globo noticiou o fato como um furo de reportagem, após a denúncia a escola foi invadida e depredada. Sem provas, o assunto foi arquivado.

Em seguida, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino falou sobre as políticas de juventude na agenda pública brasileira pontuando os desafios e perspectivas.

Depois tivemos a palestra do jornalista Chagas Vieira, coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, com o tema Assessoria de Comunicação e por que as organizações devem se comunicar? “Interdependentes, as organizações têm de se comunicar entre si. O sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua contínua realimentação e sua sobrevivência. Caso contrário, entrará num processo de entropia e morte. Daí a imprescindibilidade da comunicação para uma organização social.” (Margaria Kunsch).

Em seguida tivemos a palestra do promotor de justiça da Comarca de Cedro e natural de Icó, Leydomar pereira que falou sobre o Juridiquês e Jornalismo, e os principais erros cometidos pelos comunicadores na cobertura jurídica e policial. Juridiquês (A linguagem é o meio através do qual o homem se comunica, sendo um meio importante para a vida em sociedade. Porém nem sempre essa comunicação é clara o suficiente para atender a todas as situações do nosso cotidiano, principalmente falando do Judiciário. A linguagem utilizada é rebuscada, recheada de termos técnicos e jargões, praticamente uma língua própria, o Juridiquês. A proposta é tornar esta linguagem, principalmente jurídica acessível a toda população, cumprindo assim com um dos princípios constitucionais brasileiro, a igualdade).

Também tivemos como palestrante o jornalista César Venâncio que falou sobre a regulamentação da profissão de jornalista, PEC e DRT.

Terminando os trabalhos do dia, a noite foi livre para os jornalistas do interior e formando-se vários grupos de comunicadores que se confraternizaram em vários locais e pontos da cidade.


No domingo (28), pela manhã, houve os pronunciamentos finais e também aconteceu a eleição da nova diretoria da Aceji que foi eleita por aclamação para um mandato até 2018 e o presidente João Ferreira reeleito e com alguns novos nomes compondo a diretoria. Junior Pentecoste é um destes nomes novos e fica honrado pelo convite e confiança depositada.

Finalizando as atividades, o prefeito João Jaime parabenizando e saudando a todos os comunicadores presentes no evento.

Aceji e Icó, muito obrigado por nos proporcionar esse final de semana, na Cidade de ICO-CE, com amigos comunicadores no XV Congresso Estadual de Jornalistas do Interior, onde tivemos a oportunidade de rever companheiros de comunicação e acima de tudo nos alimentando com um aprendizado de suma importância que foi ministrado nas palestras.

Post a Comment

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem