Exército Brasileiro desativa postos na fronteira e responde ao site

O destacamento do Exército na localidade de Corixa em Cáceres, no Oeste de Mato Grosso, foi desativado pelo 2º Batalhão de Fronteira (Befron), considerado um dos mais importantes no tocante a proteção da região Oeste. A desativação foi efetivada na data marcada de 28 de março/2014. Esses postos militares atuavam na segurança da fronteira Brasil/Bolívia com efetivo de 15 militares em cada posto. Além de Corixa, foram também desativados os postos de Palmarito, que fica a quatro quilômetros da Bolívia; e ainda Santa Rita e São Simão.

JUNIOR PENTECOSTE.COM.BR, PERGUNTOU AO MINISTÉRIO DA DEFESA:

"Qual o motivo do fechamento destes postos se é considerado um dos mais importantes no tocante a segurança nas fronteiras?
Sou Blogueiro e queria essas informações para esclarecer em matérias que vou produzir na página (www.juniorpentecoste.com.br). 
Antecipadamente agradeço.

A RESPOSTA CHEGOU HOJE em 11/abril/2014 por e-mail em e segue na íntegra:


MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
GABINETE DO COMANDANTE
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

Prezado Senhor ... - Junior Pentecoste.com.br,

Ao cumprimentá-lo, cordialmente, o Serviço de Informações ao Cidadão do Exército Brasileiro (SIC-EB) acusa o recebimento do pedido formulado por V. Sa, registrado com o protocolo nº 08850000945201436.

Em atenção ao seu pedido o SIC-EB informa a V. Sa. que:

1. Atualmente, o Exército Brasileiro está passando por um processo de reestruturação, que contempla a racionalização de recursos e do efetivo existente, a fim de que novas estruturas possam ser criadas, com maior capacidade de atender às suas missões.

2. A desativação das instalações e a implantação de novas organizações/instalações militares na área foi precedida de minucioso estudo estratégico, técnico e operacional.

3. Nesse contexto, o Comando Militar do Oeste (CMO), área onde se situa parcela considerável da faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, está passando por um processo de reestruturação, favorecido pela implantação do Projeto Estratégico do Exército SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras), o qual se encontra em pleno desenvolvimento.

4. Este projeto permitirá fortalecer a presença e a ação do Estado naquela região, com a atuação integrada do Exército, das demais Forças Singulares, Órgãos de Segurança Pública (OSP) e de agências governamentais.

5. Dessa forma, com a desativação dos destacamentos, na área de responsabilidade do 2º Batalhão de Fronteira, está sendo proposta a criação de 3 (três) Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) em Guaropé, Casalvasco e Fortuna.

6. Essas frações de tropa atuarão em proveito do SISFRON, com material, equipamentos e viaturas modernos, apoiados em recursos tecnológicos, que permitirão manter monitoramento permanente na região fronteiriça, com capacidade de emprego em toda a área de responsabilidade, na manutenção da soberania nacional e cooperando com os OSP e agências na prevenção de ilícitos transnacionais.

Brasília-DF, 3 de abril de 2014.

Cordialmente,
Serviço de Informações ao Cidadão do Exército Brasileiro (SIC-EB).

2 Comentários

Aviso aos internautas:
Quando você comenta como anônimo, sua opinião não tem nenhum valor e não será publicada. Portanto pedimos aos nossos leitores que ao fazer comentários se identifiquem.
A sua opinião é muito importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem